Economia
Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022
Pagamentos começarão a ser suspensos em fevereiro
Ter, 03 Janeiro de 2023 | Fonte: Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.
Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.
Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.
Calendário
Uma portaria publicada no último dia 28, no Diário Oficial da União, estendeu os prazos para realização da prova de vida, além de trazer o calendário que define as datas para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020.

Como fazer
A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.
Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.
Etapas
A não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.
Reativação
Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.
Os servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.
Tudo Sobre
inssVeja Também
O novo valor do salário mínimo - de R$ 1.320,00 - entra em vigor hoje (1º). O Congresso Nacional aprovou o reajuste em dezembro do ano passado, como forma de...
A partir desta terça-feira (1º), os bancos devem verificar com a Receita Federal as informações vinculadas ao Pix para evitar fraudes, como inclusão de pesso...
O saldo de empregos formais gerados em Mato Grosso do Sul no mês de maio foi de 3.087 novas vagas, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e De...
A bandeira tarifária para o mês de julho permanece vermelha patamar 1, a mesma sinalização que ocorreu em junho. Com isso, as contas de energia elétrica cont...
Últimas Notícias
- 02 de Julho de 2025 Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
- 02 de Julho de 2025 Pantanal em Alerta: com uso de dados e parcerias, MPMS reforça combate a incêndios
- 02 de Julho de 2025 IFMS abre matrícula para cursos técnicos integrados no 2º semestre
- 02 de Julho de 2025 Prefeitura de Corumbá realiza limpeza em ponto crítico de descarte irregular
- 02 de Julho de 2025 Paulo Duarte solicita pavimentação de trecho na MS-244
- 02 de Julho de 2025 Alexandre pede campanhas permanentes de divulgação de pessoas desaparecidas
- 02 de Julho de 2025 Ministra Marina Silva sofre novos insultos em comissão no Congresso
- 02 de Julho de 2025 Motociclista tem suspeita de fratura na perna, após colisão com carro no centro de Corumbá
- 02 de Julho de 2025 Alça de casaco enrosca em roda de motocicleta e ocasiona queda de pai e filha na Rua Porto Carreiro
- 02 de Julho de 2025 Ladário recebe investimentos do MS Ativo para obra de pavimentação e drenagem no bairro Nova Aliança
- 02 de Julho de 2025 O destino de um casal que desafia o tempo e atravessa a história do Brasil
- 02 de Julho de 2025 Presidente propõe PL que institui o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil
- 02 de Julho de 2025 Para atender regionalização da Saúde, nova arquitetura já é realidade em Mato Grosso do Sul
- 02 de Julho de 2025 Corumbá assina convênio internacional para projeto de combate ao desperdício de água
- 02 de Julho de 2025 Bira solicita intervenção do Município para eliminar pontos de alagamentos na Frei Mariano