Educação
Governo de MS e universidades lançam programa para fomentar a educação fiscal entre alunos da rede pública
A parceria busca capacitar professores da rede pública de ensino para atuar como multiplicadores do conhecimento sobre tributação, transparência fiscal e controle social dentro das escolas.
Sex, 07 Março de 2025 | Fonte: Comunicação Sefaz
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MS), lançou nesta sexta-feira (7) o programa de formação de disseminadores da educação fiscal.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), busca capacitar professores da rede pública de ensino para atuar como multiplicadores do conhecimento sobre tributação, transparência fiscal e controle social dentro das escolas.
O projeto, intitulado Uma Nova História para a Educação Fiscal no MS, faz parte do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (PROFISCO II-MS), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A ação prevê um investimento de mais de R$ 2 milhões para o desenvolvimento de materiais educativos, cursos de formação e implementação de metodologias interativas que tornem o ensino da educação fiscal mais acessível e atrativo para crianças e adolescentes.
Com a UFMS responsável pelo curso de aperfeiçoamento e capacitação de professores, a proposta é formar 300 docentes do ensino fundamental e médio, preparando-os para ensinar conceitos fundamentais sobre arrecadação, orçamento público e a importância da participação cidadã na fiscalização dos recursos públicos.
Durante a cerimônia de lançamento, o secretário-adjunto da Sefaz, Jean Mendonça, destacou o compromisso do governo estadual em fortalecer a cidadania fiscal por meio da educação.
“A educação fiscal não se limita ao ensino de tributos, mas tem um papel transformador na sociedade. É fundamental que os cidadãos compreendam como os impostos retornam em benefícios e como a fiscalização cidadã é essencial para a transparência da gestão pública”, afirmou o secretário-adjunto.
A reitora da UFMS, Camila Ítavo, que coordena a capacitação docente, ressaltou a importância da colaboração entre as instituições para a construção de um programa sólido e eficaz. “A educação fiscal precisa estar presente na formação dos nossos jovens desde cedo. E esse projeto será fundamental para isso.”, pontuou.
Já a reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, destacou a importância das parcerias e o trabalho desenvolvido pelas instituições públicas.
“Agradeço ao Governo do Estado por reconhecer o valor das instituições públicas, que, gratuitas e de qualidade, contribuem de forma decisiva para o progresso social e econômico. Essa iniciativa é um marco significativo na modernização da gestão fiscal, tributária e financeira, reforçando a importância da conscientização sobre o papel dos tributos no desenvolvimento do estado e do país”, complementou.

O IFMS, por exemplo, está desenvolvendo jogos eletrônicos que ajudam os estudantes a compreenderem, de forma lúdica, como os tributos são arrecadados e aplicados. A UEMS, por sua vez, trabalha na criação de materiais audiovisuais que explicam conceitos complexos de forma simplificada.
O programa vai além da sala de aula, promovendo uma cultura de transparência e responsabilidade social. Com a formação de professores multiplicadores, o objetivo é alcançar não apenas os estudantes, mas também suas famílias e comunidades, fortalecendo o senso de participação na gestão pública.
Com a implementação estruturada em fases, até fevereiro de 2026, o projeto pretende avaliar continuamente seus impactos e aprimorar as metodologias empregadas. A adoção da modalidade de ensino a distância (EaD) permite que professores de todas as regiões do estado tenham acesso ao conteúdo e participem da formação de forma flexível e acessível.
Veja Também
Whisky, vinhos, câmeras de segurança, smartphones, peças automotivas, máquinas de solda, vestuário, calçados, som, central multimídia, brinquedos e centenas ...
O primeiro leilão de bens apreendidos pelo governo de Mato Grosso do Sul em 2023 entra em semana decisiva para os interessados em arrematar alguns dos milhar...
Sempre aguardado por inúmeros consumidores e negociantes, o primeiro leilão de 2024 de mercadorias apreendidas, da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Gr...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população