21 ℃

Educação

IFMS recebe inscrições para qualificação profissional até 8 de janeiro

Espanhol, Inglês, Operador de Computador e Vendedor são ofertados de forma on-line, com polos presenciais em 14 municípios

Ter, 27 Dezembro de 2022 | Fonte: Ascon/IFMS


IFMS recebe inscrições para qualificação profissional até 8 de janeiro

Terminam no dia 8 de janeiro as inscrições para 1.553 vagas em cursos de qualificação profissional a distância de Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador e Vendedor, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada a distância, também chamados FIC EAD, e possuem duração média de quatro meses. A seleção será por sorteio eletrônico, sem prova de ingresso.

O quadro completo de vagas com a escolaridade e a idade mínima exigidas para cada curso, os dias e turnos dos encontros presenciais, se houver, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

O IFMS disponibilizou 14 polos presenciais para os cursos, sendo sete em cidades onde o Instituto possui campi (Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas) e mais sete em municípios nos quais não há unidades da instituição (Amambai, Antônio João, Camapuã, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo e Sonora). Nesses casos, a coordenação do curso será feita pelo campus mais próximo.

Seleção - Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 12 de janeiro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread). 

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 16 de janeiro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para o dia 19. 

Os candidatos aprovados e convocados para os cursos de línguas deverão realizar prova de nivelamento entre 20 e 24 de janeiro. O resultado da prova será divulgado no dia 27.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Caso haja vagas disponíveis, uma nova chamada será feita no dia 9. 

O início das aulas está previsto para o período entre 27 de fevereiro e 4 de março, dependendo do curso.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail [email protected]

Vagas e cursos *

Campus

Município de oferta 

Curso

Vagas

Campo GrandeCampo GrandeOperador de Computador300
Vendedor75
Nova Alvorada do SulVendedor50
Operador de Computador50
Inglês Básico I20
Inglês Básico II10
Ribas do Rio PardoInglês Básico I24
Inglês Básico II9
CorumbáCorumbáOperador de Computador40
Vendedor60
CoximCamapuãInglês Básico I40
Inglês Básico II40
Espanhol Básico I40
Espanhol Básico II40
SonoraInglês Básico I20
Inglês Básico II20
Espanhol Básico I20
Espanhol Básico II20
CoximVendedor40
Operador de Computador80
DouradosDouradosOperador de Computador40
Vendedor40
Nova AndradinaNova AndradinaEspanhol Básico II20
Inglês Básico I40
Ponta PorãPonta PorãOperador de Computador40
Vendedor40
AmambaiOperador de Computador30
Vendedor30
Inglês Básico I50
Inglês Básico II20
Antônio JoãoOperador de Computador25
Vendedor25
Três LagoasCosta RicaOperador de Computador25
Inglês Básico I25
Espanhol Básico I25
Três LagoasVendedor40
Operador de Computador40

*A oferta Vendedor é feita 100% a distância, enquanto os cursos de Espanhol e Inglês preveem encontros semanais presenciais no polo em que o estudante estiver matriculado. Em alguns municípios, o curso de Operador de Computador também prevê encontros semanais.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

ifms
 

Veja Também

Senac Corumbá abre inscrições para cursos variados no mês de janeiro

A unidade do Senac Corumbá está com inscrições abertas para cursos variados nas áreas da beleza, gestão e tecnologia da informação, com início neste mês de j...

Candidatos são convocados para matrícula em 1ª chamada

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta terça-feira, 10, a primeira chamada para cursos de Espanhol, Inglês e Libras em dez município...

Iniciado atendimento para certificação do ensino médio

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deu início ao atendimento de solicitações neste ano do certificado de conclusão do ensino médio e da declara...