Geral
6º Batalhão da PM intensifica ações da Operação Caminhos Seguros durante o Maio Laranja
A iniciativa abrange os municípios de Corumbá, Ladário e Miranda, com foco na prevenção, conscientização e repressão de crimes contra o público infantojuvenil.
Dom, 11 Maio de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa

Desde o dia 30 de abril de 2025, o 6º Batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul intensificou as ações da Operação Caminhos Seguros, em alusão ao Maio Laranja – campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa abrange os municípios de Corumbá, Ladário e Miranda, com foco na prevenção, conscientização e repressão de crimes contra o público infantojuvenil.
As atividades promovidas pelo 6º BPM incluem palestras educativas em unidades escolares, blitzes com distribuição de materiais informativos e fiscalizações em bares, conveniências e locais considerados de maior vulnerabilidade. As ações visam fortalecer a rede de proteção, promover a conscientização social e estimular o uso dos canais oficiais de denúncia, como o Disque 100 e o telefone 190.
Desde o início da operação, a Polícia Militar já conduziu um suspeito de abuso sexual infantil no município de Corumbá, após denúncia via 190. O caso foi registrado por meio de boletim de ocorrência e segue sob investigação da Polícia Civil.
Entre as principais ações realizadas pelo 6º BPM, destacam-se:
• Blitz educativa na Avenida 14 de Julho com apoio da AGEMTRAT, Guarda Municipal e Promuse, em Ladário
• Fiscalização em bares em Ladário
• Fiscalização em bares em Corumbá
• Fiscalização em bares e pontos vulneráveis no município de Miranda
• Blitz educativa em Miranda com distribuição de panfletos informativos
Além das ações repressivas e preventivas, foram ministradas palestras nas seguintes instituições de ensino: Escola Municipal Marques de Tamandaré, Escola Municipal Nelson Mangabeira, Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, Escola Municipal Luís Feitosa, Escola Francisco Mendes Sampaio, Escola Estadual Caetano Pinto, Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian e Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, localizadas nos municípios de Corumbá, Ladário e Miranda. Também foram realizadas atividades no CAIJ, no CAIC e no Instituto Novo Olhar, além de uma palestra direcionada aos alunos do projeto de Karatê do 6º BPM.
Outras instituições, como os Conselhos Tutelares, Polícia Civil, Guarda Municipal, além de órgãos de segurança pública e da assistência social, também estão empenhados e atuando de forma integrada para garantir a efetividade das ações e ampliar a proteção à infância e adolescência em toda a região.
A Operação Caminhos Seguros segue em andamento, reafirmando o compromisso da Polícia Militar com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o enfrentamento de crimes contra a dignidade infantojuvenil e a construção de uma sociedade mais segura e consciente.








Veja Também
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), durante o mês de maio, participa da Operação Camin...
No ano de 2023, a violência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125 mortes por dia. O número, entretanto, registra uma pequena redução em relação ao...
Últimas Notícias
- 01 de Julho de 2025 Prefeitura de Corumbá incentiva agroindústria familiar no assentamento Taquaral
- 01 de Julho de 2025 Pantanal Tech: Turismo de Corumbá apresentou inovação, sustentabilidade e diversidade
- 01 de Julho de 2025 ALÉM DO TETO, ACIMA DO CÉU
- 01 de Julho de 2025 SAUDADES
- 01 de Julho de 2025 Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix
- 01 de Julho de 2025 Hesley solicita reforma ou uma sede mais segura para a Oficina de Dança do Pantanal
- 01 de Julho de 2025 Com maior rede de hospitais de Mato Grosso do Sul, Cassems fortalece a regionalização da Saúde
- 01 de Julho de 2025 Imasul orienta sobre abertura de aceiros e procedimentos para atividades isentas de licenciamento
- 01 de Julho de 2025 VÍDEO: Defesa Civil de Corumbá alerta os condutores que trafegam pela BR-262 sobre um grande buraco na ponte do Morrinho
- 01 de Julho de 2025 SES apresenta à ALEMS novo programa de financiamento da Saúde para sanar filas
- 01 de Julho de 2025 Cerca de 1 milhão de homens e mulheres se alistam para o Serviço Militar
- 01 de Julho de 2025 Caminhão colide em poste energizado e motorista fica retido no veículo
- 01 de Julho de 2025 Arraial do Banho de São João 2025 movimenta quase R$ 3 milhões em Corumbá e atrai turistas
- 01 de Julho de 2025 Mato Grosso do Sul empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas vagas
- 01 de Julho de 2025 Vereador Jovan pede estudos para ampliar serviços de coleta de resíduos sólidos no Guatós