Geral
A FORÇA DO SUS NA CRISE HUMANITÁRIA YANOMAMI
Sáb, 11 Fevereiro de 2023 | Fonte: Ana Paula de Oliveira
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem amplo alcance em nosso país e suas ações são importantes, embora nem sempre reconhecidas, em diversas áreas no nosso cotidiano. Nem sempre reconhecidas? Isso mesmo. Afinal, muitas pessoas no Brasil ainda comentam “eu não uso o SUS”. Mas esta afirmação não poderia estar mais equivocada, pois os braços de atuação do SUS estão até na qualidade da água que bebemos, nos alimentos e medicamentos disponibilizados à população e em muitas outras situações relacionadas à saúde.
Um destes ‘braços’ de atuação do SUS é a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), que foi criada em 2011, na mesma norma que dispõe sobre a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Entre as situações que já receberam auxílio da Força Nacional estão: o incêndio na boate Kiss; grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas em 2016; além de alguns desastres relacionados a enchentes e deslizamentos.
A convocação da FN-SUS é feita pelo Ministro da Saúde e pode ocorrer quando é declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, por determinação do comitê gestor ou para atender à solicitação dos estados e municípios, em respostas coordenadas internacionais e em necessidade de atendimento humanitário.
A atenção da opinião pública e das autoridades no Brasil e no mundo tem estado voltadas ao território Yanomami no estado de Roraima, considerado a maior reserva indígena brasileira. Recentemente, os brasileiros se viram chocados com as notícias das mortes de mais de 570 crianças no território. Sobretudo, porque a maioria das mortes teria ocorrido por causas evitáveis como desnutrição e diarreia.
Esta crise humanitária e sanitária levou o Ministério da Saúde a decretar, no dia 20 de janeiro, estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, dando início às ações pertinentes para ajustar a situação e ao deslocamento de profissionais da FN-SUS para prestação de serviços à população local.
Desde então, infelizmente, mais quatro indígenas morreram em decorrência da sua condição precária de saúde, enquanto aguardavam o transporte. No último dia 24, os profissionais da FN-SUS reforçaram os atendimentos de saúde na região e um hospital de campanha montado pela Força Aérea Brasileira começou a funcionar no dia 27 de janeiro.
Os profissionais de saúde estão trabalhando, dando assistência e ajudando a salvar as vidas do povo Yanomami. Gesto que exemplifica como a população brasileira precisa usar, cada vez mais, sua voz para dar visibilidade à ampla estrutura de saúde que o país possui e saber da fundamental competência do SUS no amparo à toda população. O SUS é uma valiosa estrutura brasileira e tem atuação importantíssima no dia a dia da sua população, merecendo todo o respeito e admiração.
Veja Também
A comovente Via Sacra da Pastoral da Criança, realizada há poucos dias pelas ruas do centro da cidade de São Paulo, nos revela um significativo flash de como...
Últimas Notícias
- 01 de Julho de 2025 Prefeitura de Corumbá incentiva agroindústria familiar no assentamento Taquaral
- 01 de Julho de 2025 Pantanal Tech: Turismo de Corumbá apresentou inovação, sustentabilidade e diversidade
- 01 de Julho de 2025 ALÉM DO TETO, ACIMA DO CÉU
- 01 de Julho de 2025 SAUDADES
- 01 de Julho de 2025 Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix
- 01 de Julho de 2025 Hesley solicita reforma ou uma sede mais segura para a Oficina de Dança do Pantanal
- 01 de Julho de 2025 Com maior rede de hospitais de Mato Grosso do Sul, Cassems fortalece a regionalização da Saúde
- 01 de Julho de 2025 Imasul orienta sobre abertura de aceiros e procedimentos para atividades isentas de licenciamento
- 01 de Julho de 2025 VÍDEO: Defesa Civil de Corumbá alerta os condutores que trafegam pela BR-262 sobre um grande buraco na ponte do Morrinho
- 01 de Julho de 2025 SES apresenta à ALEMS novo programa de financiamento da Saúde para sanar filas
- 01 de Julho de 2025 Cerca de 1 milhão de homens e mulheres se alistam para o Serviço Militar
- 01 de Julho de 2025 Caminhão colide em poste energizado e motorista fica retido no veículo
- 01 de Julho de 2025 Arraial do Banho de São João 2025 movimenta quase R$ 3 milhões em Corumbá e atrai turistas
- 01 de Julho de 2025 Mato Grosso do Sul empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas vagas
- 01 de Julho de 2025 Vereador Jovan pede estudos para ampliar serviços de coleta de resíduos sólidos no Guatós