Geral
A pedido do MPT-MS, Justiça afasta diretoria do Sindicato dos Telefônicos de MS
Decisão liminar também determina bloqueio de bens e a criação de junta governativa provisória para conduzir nova eleição sindical.
Ter, 15 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria MPT-MS
A pedido do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), a Justiça do Trabalho determinou o afastamento imediato da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado (SINTTEL/MS), em razão de indícios de irregularidades na gestão de recursos. Para o MPT, há elementos que comprovam a apropriação indevida por parte do atual presidente, Jefferson Borges Silveira, do ex-presidente do sindicato, Rafael Gonzales, além de outros dois diretores, Adão Farias Alves e João Batista da Silva.
Além do afastamento imediato de diretores envolvidos, a Justiça também determinou o bloqueio de bens dos dirigentes e da empresa Arena Garden, que, conforme os autos, é vinculada a João Batista da Silva.
Também deverá ser constituída Junta Governativa Provisória para conduzir a gestão do SINTTEL/MS, a ser indicada pela Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações) e, no prazo de 120 dias, ser convocado novo processo eleitoral, sendo, desde já, declarada a inelegibilidade dos dirigentes afastados, em razão das graves irregularidades por eles cometidas comprovadas nos autos.
A decisão liminar acolheu integralmente os pedidos formulados pelo MPT em ação civil pública ajuizada no dia 1º de abril, subscrita pelo Procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes.
Ao conceder a liminar, a juíza do Trabalho substituta Ana Paola Emanuelli Balsanelli considerou haver “elementos que, neste momento processual, sugerem que o montante de R$ 6.842.018,24, decorrente de sentença coletiva, foi integralmente recebido pelo sindicato por meio de seu advogado constituído e repassado a contas pessoais dos dirigentes sindicais, à margem de qualquer controle institucional ou prestação de contas transparente”.
Desvios – O MPT apontou que, dos R$ 6 milhões, 70% destinados a trabalhadores substituídos não teria sido repassada ou teria sido entregue com deduções não justificadas, acompanhadas de orientação do sindicato para que os beneficiários omitissem o recebimento ao Fisco.
Também foram constatadas transferências indevidas dos 30% restantes que, conforme previsão em autorização prévia extraída em assembleia dos trabalhadores, deveriam ser revertidos para fortalecimento do sindicato, no entanto, parte desse recurso foi transferido diretamente aos próprios dirigentes e à empresa Arena Garden, revelando forte indício de desvio de finalidade e má-fé na condução da entidade.
Abuso de poder sindical – Além disso, para a magistrada, o abuso do poder sindical por parte do SINTTEL/MS restou evidenciado, considerando que o grupo se perpetua no comando da entidade por mais de 20 anos, “alternando cargos e blindando práticas antidemocráticas”, subscreveu.
Destaca-se, ainda, que o sindicato se encontra com cadastro inativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, revelando ilegitimidade representativa e descumprimento de obrigações legais mínimas para o exercício da atividade sindical.
Últimas Notícias
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população
- 30 de Abril de 2025 Com mais 32 aprovados em concurso público, Prefeitura dá sequência à posse de servidores
- 30 de Abril de 2025 Com 47 vagas disponíveis, estão abertas as inscrições para o Concurso público para Técnicos-Administrativos em Educação da UFMS
- 30 de Abril de 2025 Atenção produtores: declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- 30 de Abril de 2025 Marcelo Araújo pede contratação de vacinadores para atender a saúde pública
- 30 de Abril de 2025 MPT-MS emite recomendações a empregadores, sindicatos e entes públicos para proteção de trabalhadores frente às mudanças climáticas
- 30 de Abril de 2025 Governo anuncia 2ª edição do CPNU com 3.352 vagas para 35 órgãos
- 30 de Abril de 2025 O SONHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PANTANAL
- 30 de Abril de 2025 Desemprego de 7% no 1º tri é o menor já registrado para o período
- 30 de Abril de 2025 PF deflagra Operação Controle contra tráfico de medicamentos na fronteira do MS
- 30 de Abril de 2025 PRF apreende 70 Kg de cabelos humanos na BR-262
- 30 de Abril de 2025 Com foco no mercado de trabalho, Governo de MS lança plataforma MS Qualifica Digital
- 30 de Abril de 2025 Jovan cobra recuperação do sistema de iluminação pública em via do Ernesto Sassida
- 30 de Abril de 2025 Prefeitura e Caixa Econômica discutem retomada de obras paradas em Corumbá