Geral
Lasers em festas podem danificar equipamentos e visão, alerta movimento de profissionais de MS
Oftalmologista explica que o laser ao entrar no olho afeta diretamente a retina, órgão responsável pela visão.
Sáb, 22 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa
O uso de lasers como parte da atração de Djs se popularizou nos últimos anos, sendo uma prática corriqueira de shows a casamentos. Porém, um movimento de profissionais de eventos de Mato Grosso do Sul alerta para os danos que o laser podem causar, em equipamentos e na visão humana.
Profissionais de imagens se uniram para alertar sobre os prejuízos que o uso irregular dos lasers tem causado no Estado. Entre eles danos gravíssimos a equipamentos como câmeras fotográficas, de vídeo e até celulares.
Os danos acontecem porque os lasers produzem calor e radiação, quem podem danificar pixels dos sensores fotográficos. Os danos aparecem nas fotos como riscos ou manchas, dependendo do grau de dano.
Os danos podem ocorrer mesmo com a exposição indireta do equipamento ao laser. Recentemente, o fotógrafo Ricardo Gomes teve prejuízo de R$ 13 mil devido a um laser que danificou sua câmera fotográfica, uma Canon EOS R6.
Outro fotógrafo, João Salmaze explica que também já teve um equipamento danificado e o prejuízo passou de R$ 3 mil. "Isso aconteceu em 2017, na época não sabíamos muito sobre os danos que os lasers podem causar. Mas tem se agravado porque os lasers estão cada vez mais potentes", explica.
Fotógrafo e embaixador da Fujifilm, Arlindo Namour Filho explica que a questão do laser é antiga, mas voltou com força no último an. "Atualmente a parte mais sensível e cara das câmeras fotográficas é o sensor e o laser geralmente queima esse sensor. Quanto isso acontece resta trocar o sensor , que custa praticamente uma câmera nova ou aposentar o equipamento", diz sobre os prejuízos.
Namour detalha ainda que várias marcas de câmeras não recomendam o uso de lasers. "Eu falo há um ano sobre o impacto do retorno do uso do laser. Ponho em contrato atualmente e recomendo que profissionais de imagem façam o mesmo, detalhando sobre o uso e possíveis danos aos equipamentos".
Danos à visão humana
O oftalmologista Arthur Rezende, da MS Visão, explica que o laser ao entrar no olho afeta diretamente a retina, órgão responsável pela visão.
"Quando afeta a retina o laser pode causar queimaduras e lesões, principalmente se for exposto por tempo maior, como acontece em algumas festas", destaca.
O médico explica ainda que a qualidade do laser é um item importante, mas não há controle. "A gente nunca sabe se aquele laser tem um comprimento de luz adequado. Por isso, a recomendação é evitar o contato com os olhos, já que os danos são irreversíveis".
Os lasers em eventos devem ser usados com cuidado e responsabilidade, seguindo as normas de segurança e respeitando os limites de potência e distância. Caso contrário, eles podem representar um risco para a saúde e o patrimônio das pessoas.
Para evitar acidentes com lasers em eventos, é preciso fazer uma análise preliminar de risco (APR), que consiste em identificar eventos perigosos, causas e consequências e estabelecer medidas de controle. Além disso, é preciso usar equipamentos adequados e certificados, seguir as instruções dos fabricantes e dos órgãos reguladores, treinar os operadores e informar o público sobre os riscos e as precauções.
Veja Também
Prefeitura de Corumbá incentiva agroindústria familiar no assentamento Taquaral
A produtora Rosa de Lima Oliveira, moradora do Assentamento Taquaral, está implantando uma agroindústria de queijo em sua propriedade, como parte de um proje...
SAUDADES
Agora... Até coloquei Laufey para tocar. A voz dela é calma, melancólica, meio bossa nova, sabe? Dá um clima legal! Na verdade, ainda não sei bem como começa...
Cerca de 1 milhão de homens e mulheres se alistam para o Serviço Militar
O público masculino somou 1.029.323, sendo o maior número de alistados na 2ª Região Militar, no estado de São Paulo, com 271.589. As mulheres, que este ano p...
Últimas Notícias
- 02 de Julho de 2025 Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
- 02 de Julho de 2025 Pantanal em Alerta: com uso de dados e parcerias, MPMS reforça combate a incêndios
- 02 de Julho de 2025 IFMS abre matrícula para cursos técnicos integrados no 2º semestre
- 02 de Julho de 2025 Prefeitura de Corumbá realiza limpeza em ponto crítico de descarte irregular
- 02 de Julho de 2025 Paulo Duarte solicita pavimentação de trecho na MS-244
- 02 de Julho de 2025 Alexandre pede campanhas permanentes de divulgação de pessoas desaparecidas
- 02 de Julho de 2025 Ministra Marina Silva sofre novos insultos em comissão no Congresso
- 02 de Julho de 2025 Motociclista tem suspeita de fratura na perna, após colisão com carro no centro de Corumbá
- 02 de Julho de 2025 Alça de casaco enrosca em roda de motocicleta e ocasiona queda de pai e filha na Rua Porto Carreiro
- 02 de Julho de 2025 Ladário recebe investimentos do MS Ativo para obra de pavimentação e drenagem no bairro Nova Aliança
- 02 de Julho de 2025 O destino de um casal que desafia o tempo e atravessa a história do Brasil
- 02 de Julho de 2025 Presidente propõe PL que institui o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil
- 02 de Julho de 2025 Para atender regionalização da Saúde, nova arquitetura já é realidade em Mato Grosso do Sul
- 02 de Julho de 2025 Corumbá assina convênio internacional para projeto de combate ao desperdício de água
- 02 de Julho de 2025 Bira solicita intervenção do Município para eliminar pontos de alagamentos na Frei Mariano