20 ℃

Geral

Mato Grosso do Sul ganha Fundo Estadual para Pessoa com Deficiência

Lei Institui o Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul (FEAD-PCD/MS)

Sáb, 17 Dezembro de 2022 | Fonte: Jaqueline Hahn Tente/Secic


Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta nesta sexta-feira (16), a Lei nº 5.995, sancionada pelo Governador Reinaldo Azambuja, que Institui o Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul (FEAD-PCD/MS).  

Com a publicação, o órgão gestor estadual e responsável pela política pública para a pessoa com deficiência, será o responsável pela gestão do mesmo em projetos de políticas positivas e afirmativas, programas e ações destinados ao atendimento das pessoas com deficiência residentes e domiciliadas no Estado.

O secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, pasta a qual a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência é vinculada, destaca que a publicação marca o avanço do Mato Grosso do Sul na construção de políticas públicas eficientes e eficazes para as pessoas com deficiência.

Mato Grosso do Sul ganha Fundo Estadual para Pessoa com Deficiência

“O Fundo vai possibilitar o financiamento de projetos e ações voltadas para a pessoa com deficiência, facilitando sua inclusão social e profissional. É uma garantia às pessoas com deficiência do nosso Estado a igualdade de oportunidades, acessibilidade e inclusão social, sendo imprescindível eliminarmos o capacitismo social e assegurarmos o protagonismo de todas as pessoas com deficiência. Isso é Cidadania de verdade”, finaliza.

Os recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência, serão provenientes de dotações orçamentárias do Estado; aportes e as doações de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais; emendas parlamentares; de aplicação de penas alternativas, oriundos de processos cujos réus, violaram os direitos das pessoas com deficiência; entre outros.

“Eu considero a criação do Fundo de Apoio às Pessoas com Deficiência, um marco histórico. O importante é que o nosso projeto MS Acessível que dialogou com todo o Estado do Mato Grosso do Sul, alinhando ações e projetos será subsidiado por esse Fundo e isso é um marco nas políticas públicas para pessoas com deficiência, vai transformar muitas realidades. Uma ação afirmativa que vem de encontro com nossas reivindicações e necessidades”, ressalta a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos. 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

“Vamos entregar um governo para o Riedel pisar no acelerador”, afirmou o governador

Durante entrega do novo Pronto Socorro e da Arena Esportiva em Corumbá, na tarde desta terça-feira (20), o governador Reinaldo Azambuja garantiu o pagamento ...

Reinaldo Azambuja fecha ciclo com aprovação de 73% da população de Mato Grosso do Sul

Reinaldo Azambuja termina o ciclo de dois mandatos - oito anos de administração - como o governador que mais cumpriu promessas de campanha e um dos que alcan...

Últimas Notícias