28 ℃

Geral

Sessão Solene na Câmara Municipal marca as celebrações do Dia da Mulher em Corumbá

Solenidade será na noite dessa terça-feira no plenario da Câmara.

Ter, 07 Março de 2023 | Fonte: Redação


O Dia Internacional da Mulher será celebrado amanhã, quarta-feira, dia 08 de março. Para lembrar a data, a Câmara Municipal de Corumbá realiza na noite e hoje, terça-feira, 7, uma Sessão Solene no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, oportunidade em que os vereadores prestarão homenagens a mulheres corumbaenses que se destacam em ações e serviços prestados na região pantaneira.

O ato está marcado para às 18h30 e foi sugerida pela vereadora Raquel Bryk, aprovada por unanimidade pelos demais membros do Poder Legislativo corumbaense.

A data

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher, é comemorado anualmente em 8 de março. Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, ao final de março.

As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.

No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.

Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 08 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 08 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Vereadores solicitam informações sobre recursos federais para reforma da Generoso Ponce

Os vereadores Alexandre Vasconcellos e Elinho Junior estão cobrando informações por parte do secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rica...

Apresentado na Câmara, Projeto de Lei que prevê atenção especial a animais soltos pelas ruas

O vereador Yussef Salla apresentou esta semana na Câmara, um projeto de lei que dispõe sobre o animal comunitário, estabelecendo normas para sua permanência ...

Últimas Notícias