18 ℃

Política

Câmara homenageia mulheres que fazem a diferença em Corumbá

Sessão Solene homenageou as mulheres pantaneiras que prestam relevantes serviços à comunidade.

Qua, 08 Março de 2023 | Fonte: Assessoria Câmara


Câmara homenageia mulheres que fazem a diferença em Corumbá

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março, foi lembrado na noite de ontem, terça-feira, 7, em uma Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Corumbá, marcada por homenagens a mulheres pantaneiras que prestam relevantes serviços à comunidade.

O ato ocorreu no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães” e, na oportunidade, 14 mulheres receberam Moções de Congratulações e representam milhares de pessoas do sexo feminino que ajudam Corumbá desenvolver nas mais diferentes áreas.

Câmara homenageia mulheres que fazem a diferença em Corumbá

A Sessão Solene foi uma iniciativa da vereadora Raquel Bryk, única representante feminina no Legislativo corumbaense, e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da Casa de Leis. A mesa foi composta pelo presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); pelo vice-presidente Samyr Sadeq Ramunieh; pelo primeiro secretário Roberto Façanha; prefeito Marcelo Iunes, e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Cristiane Balancieri Iunes.

Presentes ainda os vereadores Genilson José, Gaúcho da Pró-Art; Allex Dellas, Chicão Vianna, Daniel Brambilla, Raquel Bryk, Elinho Junior, Alexandre Vasconcellos e Luciano Costa.

HOMENAGEADAS

Com plenário lotado, foram homenageadas a diretora da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, Tatiane Soares de Oliveira, indicada pelo vereador Gaúcho da Pró-Art; pastora Gabriely Pessoa Van Der Lan Cardoso (Alexandre Vasconcellos); médica Patrícia Rafaela Resende Lisboa (Allex Dellas);

Sônia Maria dos Santos, funcionária pública do Poder Legislativo corumbaense (Chicão Vianna); Naszira Mohad Abdel Kaber Abdullah Costa, empresária e professora de Yoga (Daniel Brambilla); Elizabeth Martins Macena de Britto, educadora e empresário do setor educacional (Elinho Junior);

Odila Maria Silveira Gonçalves, empresária do ramo de turismo (Genilson José); Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira, ex-deputada federal, professora e servidor pública (Luciano Costa); Cleodete Sleiman Pereira, empresária (Nelsinho Dib);

Professora e diretora da Escola Estadual do Rotary, Flora Quintana Cunha (Raquel Bryk); Kesley Bezerra de Arruda, empresária do ramo de beleza (Roberto Façanha); Elizabeth Odete da Silva, empresária do ramo de borracharia (Samyr Sadeq Ramunieh – Qualhada);

Vera Lúcia Batista Messias, ativista comunitária e produtora rural no Assentamento Taquaral (Ubiratan Canhete de Campos Filho – Bira), e a artista plástica, escritora e poeta Marlene Terezinha Mourão, Peninha, também indicada pelo presidente do Legislativo, vereador Bira.

CONQUISTAS

A vereadora Raquel Bryk, durante seu discurso, fez um relato da história de lutas e conquistas das mulheres. Destacou ser um direito de todas e que o dia 8 de março, é um “marco essencial para o reconhecimento e o fortalecimento da mulher no enfrentamento por uma sociedade mais justa e igualitária”.

“Por anos a fio, mulheres lutaram para ter os seus direitos e os direitos que nós temos hoje. O direito ao voto, o direito de ser votada e ocupar uma cadeira nos espaços de poder; o direito de ir em busca de melhores estudos e de cursar uma faculdade aprimorando o seu profissionalismo; o direito de ter um cartão de crédito com uma conta bancária em seu nome sem precisar da autorização prévia do marido”, continuou.

Mas, citou que a luta deve continuar para que as meninas, as mulheres, continuem garantindo seus direitos. Pediu que todas se unam visando garantir mais oportunidades, inclusive com mais mulheres fazendo parte da vida pública, ocupando cargos no Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal. 

Câmara homenageia mulheres que fazem a diferença em Corumbá

AVANÇOS

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Cristiane Balancieri Iunes, elogiou as homenageadas e o ato ocorrido na Câmara e fez um relato dos avanços conquistados em termos de políticas públicas para as mulheres em Corumbá.

Disse que as homenageadas têm um papel fundamental para fazer valer os direitos das mulheres. “Já conquistamos muitos avanços e estamos buscando muito mais, para aumentar o nosso espaço de poder de luta e conquista, que ainda são poucos, infelizmente”, citou.

Reforçou a necessidade de todas continuarem lutando e que, cada uma das homenageadas da noite, tem um papel fundamental “para que a gente possa empoderar, ajudar, conquistar, fazer com que sejam criadas leis, apesar de que gostaria que isso não fosse necessário, e que todas nós tivéssemos nossos direitos adquiridos”.

Pregou o fortalecimento da união de todas as mulheres, destacou alguns dos avanços conquistados nos últimos anos, entre eles, o trabalho desenvolvido em parceria com a Justiça, a Patrulha Maria da Penha, uma rede de enfrentamento em pleno funcionamento, tudo visando novas conquistas e atuar de maneira firme, por meio de ações de combate a todo tipo de violência contra a mulher, principalmente feminicídio.

Câmara homenageia mulheres que fazem a diferença em Corumbá

MULHERES NO LEGISLATIVO

Em seu discurso, o prefeito Marcelo Iunes conclamou os representantes do Poder Legislativo a nível federal, a criar mecanismos, leis, para que as mulheres possam ter um percentual maior de representatividade, não na disputa eleitoral, mas sim, de vagas específicas de representantes nas câmaras municipal, estadual e federal.

Observou que o Dia da Mulher não é somente o 8 de março, mas todos os dias, todos os meses do ano. Lembrou que, dentro da sua administração, as mulheres estão ocupando espaços importantes em secretaria, fundações, superintendências, gerências, em áreas como turismo, meio ambiente, social, saúde, entre outras.

Câmara homenageia mulheres que fazem a diferença em Corumbá

PREGOU UNIÃO

O presidente do Legislativo corumbaense, vereador Bira, elogiou a iniciativa da vereadora Raquel Bryk em propor a Sessão Solene, enalteceu o trabalho desenvolvido por cada uma das homenageadas, a luta por tudo que as mulheres já conquistaram, mas que muito ainda pode vir pela frente.

“Parabéns a todas as homenageadas pelo dia 8 de Março. Vocês representam muitas outras mulheres que também merecem toda nossa consideração, nosso respeito, pelo trabalho que realizam”, afirmou, fazendo uma referência às demais mulheres presentes no Plenário, inclusive sua esposa, filhas, sogra, citando inclusive sua mãe, que “aguentam a barra na hora mais pesada”.

O presidente reforçou que as mulheres devem continuar na luta. “Já conquistaram muito, mas, acredito que elas têm, de fato, que se ‘atirar’ na política, se interessar mais. Se estiverem unidas, como tão bem a Amanda colocou, dificilmente serão vencidas, já que são maioria da população  brasileira”, concluiu.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Vereador busca informações sobre existência de soro antiofídico nas unidades de urgência

O vereador Alexandre Vasconcellos busca informações junto ao Poder Executivo sobre a existência de soro antiofídico nas unidades da Rede de Atenção às Urgênc...

Secretaria de Saúde realiza audiência pública para apresentação de relatório

Secretaria de Saúde de Corumbá realizou apresentação do 3º Relatório Detalhado de Quadrimestre Anterior, referente ao período de setembro a dezembro de 2022....

Últimas Notícias