20 ℃

Meio Ambiente

Com nota de excelência, ACADEBio é aprovada para realizar especialização em Manejo Integrado do Fogo

A instituição recebeu a nota 4, na avaliação que vai de 0 a 5 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Ter, 24 Dezembro de 2024 | Fonte: Comunicação ICMBio


Com nota de excelência, ACADEBio é aprovada para realizar especialização em Manejo Integrado do Fogo
Foto: Bruno Bimbato

Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio) concluiu, nesta semana, a última etapa para a oferta, enquanto escola de governo, de seu primeiro curso de pós-graduação lato sensu: Especialização em Manejo Integrado do Fogo. A instituição recebeu a nota 4, na avaliação que vai de 0 a 5 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), se tornando apta para oferecer esta especialização. 

O processo de credenciamento começou em dezembro de 2023, com o envio da documentação necessária para a análise da proposta. Em agosto deste ano, foi dado o início à fase avaliativa, em que são apresentados novos documentos e a visita do Ministério da Educação (MEC) às instalações. No caso da ACADEBio, a visita foi feita de maneira virtual, como já está sendo preconizado pelo MEC.  

Durante a visita, a comissão do MEC se reuniu com o corpo docente e a equipe técnica da ACADEBio. “Como retorno, recebemos da comissão avaliadora, que estamos organizados e preparados para receber um curso de pós-graduação e que os documentos apresentados demonstram que a robustez institucional do Instituto Chico Mendes”, relata Cristiane Russo, ponto focal da implementação da pós-graduação na ACADEBio. 

O projeto do curso foi construído a partir de um Grupo de Trabalho, instituído em 2022, que produziu todos os documentos técnicos usados para compor a avaliação da ACADEBio. “Todos os documentos produzidos não tiveram nenhum questionamento técnico, demonstrando que foram concluídos no padrão de qualidade esperado pelo MEC”, complementou Cristiane. 

Segundo a analista ambiental da Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF), Bianca Zorzi, a especialização consolida um histórico de trocas e conhecimentos desenvolvidos na implementação do MIF no ICMBio. “Com essa especialização, esperamos, não somente aumentar o número de pessoas capacitadas, mas também de fomentar a gestão de conhecimento do Manejo Integrado do Fogo, de forma que esse processo se torne cada vez mais técnico”, analisa Bianca. Além disso, a proposta do curso está alinhada com a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), publicada em julho deste ano, e fortalece o ensino voltado à gestão do MIF em áreas protegidas, tornando esta formação extremamente relevante no contexto ambiental. 

A especialização será de 432 horas. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, o objetivo será formar profissionais aptos para atuação no Manejo Integrado do Fogo. A metodologia de ensino contará com aulas práticas e teóricas, com utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e com trabalho de conclusão de curso (TCC) na forma de ensaio, artigo científico, relatório técnico ou Plano de Manejo Integrado do Fogo. 

“O credenciamento da ACADEBio é a concretização de um sonho e o alcance da meta de incluir nossa escola como referência na formação de quadro em gestão da biodiversidade. O curso de pós-graduação em MIF é o pontapé inicial, vamos construir outras!”, comemora a coordenadora geral de Gestão de Pessoas (CGGP), Helena Machado. 

Dentre as disciplinas previstas estão: Introdução ao Manejo Integrado do Fogo, Ecologia do Fogo; Cultura; Manejo; Gestão de Equipes e Liderança e Instrumentos de Gestão e Políticas Públicas. São estimadas trinta vagas. A previsão é que o edital seja publicado já no segundo semestre de 2025 e que a primeira turma inicie suas aulas em 2026.  

Com informações do Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio)

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

DPU cria comitê nacional de manejo integrado do fogo

A Defensoria Pública da União (DPU) criou, nesta segunda-feira (23), o “Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo”. A instância irá promover a proteção aos...

Ibama multa em R$ 100 mi fazendeiros que causaram incêndio em mais de 330 mil hectares no Pantanal

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicaram, nesta terça-feira (24), duas multas no valor total de ...

Governo Federal endurece penalidades para quem provocar incêndios florestais

Na sexta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.189, que aumenta multas e sanções para quem causar incêndios florestais. ...

Governo de MS, UFMS e instituições ambientais reúnem produtores e moradores do entorno de Parque Estadual para discutir práticas de manejo do fogo

Com os extremos climáticos cada vez mais evidentes, em especial no Pantanal, como consequência da seca histórica e incêndios florestais, a Primeira Reunião d...