Meio Ambiente
Enfrentando mais de 4,2 mil horas de combate ao fogo, CBMMS já mobilizou cerca de 1700 militares na Operação Pantanal
Há 177 dias as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul trabalham ininterruptamente no combate aos incêndios florestais no Pantanal .
Qua, 25 Setembro de 2024 | Fonte: Assessoria de Comunicação
Há 177 dias as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul trabalham ininterruptamente no combate aos incêndios florestais no Pantanal e nos outros dois biomas presentes no território do Estado – Cerrado e Mata Atlântica – o que totaliza mais de 4.240 horas de ação.
Com essa quantidade de horas de trabalho, a Corporação já mobilizou mais de 1700 militares para a missão. E o número não para por aí. Além do efetivo do CBMMS, a Operação Pantanal também conta com o auxílio de outros órgãos e das demais forças de segurança. Desde abril, quando foi iniciado o combate, já foram enviados a Mato Grosso do Sul 264 militares da Força Nacional de Segurança e mais de 60 militares mobilizados pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), oriundos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Paraná.
Atualmente 138 bombeiros de MS atuam na operação e recebem o apoio de 80 militares da Força Nacional, e 10 militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

As equipes recebem ainda um reforço de militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, de agentes do IBAMA, ICMBio, brigadistas do PrevFogo e Polícia Federal.
Todos estes profissionais estão divididos entre o SCI e as 12 bases avançadas do CBMMS estrategicamente instaladas no Pantanal. E para garantir que o trabalho seja eficiente e não perca qualidade, o Corpo de Bombeiros realiza a troca das equipes a cada 15 dias. São os chamados ciclos, que envolvem tanto a substituição dos militares em campo, quanto a troca dos profissionais que atuam na Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em Campo Grande e em Corumbá.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está atuando incansavelmente há 177 dias para conter os incêndios florestais. Nossas equipes não param. O trabalho acontece 24 horas por dias, seja em campo, seja no monitoramento dos focos ou em outras atividades essenciais para a operação, e isso requer um esforço permanente, o que exige dos militares muita dedicação e preparo físico. Paralelamente a isso, realizamos também o trabalho de prevenção e orientação à população. Esse ano o número de profissionais mobilizados é grande, pois os incêndios começaram antes do previsto, o que fez também com que adiantássemos a fase resposta, que é o período onde acontece de fato o combate”, explicou o Subcomandante-Geral do CBMMS e coordenador da Operação Pantanal, Coronel Adriano Noleto Rampazo.
Todos os militares envolvidos na Operação passam por treinamento especializado onde aprendem a realizar o combate com uso de técnicas apropriadas. Esse preparo é essencial, já que os incêndios são muito dinâmicos e oferecem situações de extremo risco, podendo variar de acordo com as situações climáticas, como fortes rajadas de vento que provocam o aumento dos focos e fazem o fogo mudar de direção rapidamente.

Tudo Sobre
incendios-no-pantanal corpo-de-bombeiros-militar-de-mato-grosso-do-sul operacao-pantanal-2024Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população