Meio Ambiente
Oficina discute estratégias e integração para áreas protegidas no Pantanal
O evento teve como objetivo avaliar o diagnóstico de gestão de quatro parques localizados entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, resultado do projeto Pontes Pantaneiras.
Ter, 10 Outubro de 2023 | Fonte: Rosilene Gutierrez/Embrapa Pantanal

Campo Grande sediou nos dias 9 e 10 de outubro a Oficina de Discussão de Estratégias e Integração para Áreas Protegidas Pantaneiras. O evento teve como objetivo avaliar o diagnóstico de gestão de quatro parques localizados entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, resultado do projeto Pontes Pantaneiras.
Mais de 40 participantes estiveram presentes, incluindo comunidades pantaneiras, povos originários, pesquisadores, governos e pecuaristas. O encontro proporcionou um diálogo aberto sobre a gestão dos parques nacionais presentes no Pantanal. Durante a oficina, foram discutidas estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável dessas áreas protegidas, levando em consideração a conservação da biodiversidade e as necessidades das comunidades locais.
A iniciativa faz parte do Pontes Pantaneiras, que tem como propósito fomentar conversas e encaminhamentos para a conservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal. As UCs analisadas foram: o Parque Estadual Encontro das Águas, o Parque Estadual do Guirá, Parque Estadual do Pantanal do Rio negro e o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.
Pontes Pantaneiras
A iniciativa Pontes Pantaneiras: Conectando pessoas, cultura, biodiversidade e sustentabilidade nasce para promover mudanças na narrativa relacionada ao Pantanal, mudando o foco da adversidade para a esperança, inspirando ação e colaboração em benefício do Pantanal e dos pantaneiros.
A proposta é buscar uma forma positiva de olhar para a região, valorizando seu povo, sua cultura e seu capital natural. Assim, Pontes Pantaneiras abre um espaço de diálogo sobre desenvolvimento econômico, conservação, cultura e educação, destacando os casos de sucesso no uso sustentável do ecossistema.
Como surgiu a ideia?
O Pontes Pantaneiras vem consolidar as articulações iniciadas em 2018 durante o workshop “Desenvolvimento de uma Rede de Conservação do Pantanal”, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e organizado pela UFMS, Embrapa Pantanal, Smithsonian, CENAP/ICMBio e SOS Pantanal.
Para mais informações sobre o projeto Pontes Pantaneiras, acesse o link aqui
Veja Também
A criação da primeira Lei do Pantanal, anunciada pelo governador Eduardo Riedel, já é aguardada com expectativa e interesse de vários segmentos representativ...
O programa Cabeceiras do Pantanal, mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), vai apresentar ações realizadas em áreas de nascente que vão formar tributá...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems