Política
63% dos brasileiros não querem anistia aos responsáveis pelo 8/1, diz Datafolha
Em contrapartida, 31% dos entrevistados são a favor do perdão, enquanto 2% se dizem indiferentes e 4% não expressaram opinião sobre o assunto.
Sex, 29 Março de 2024 | Fonte: Victor Nunes/DCM

De acordo com a pesquisa mais recente do Datafolha, 63% dos brasileiros se posicionam contra a anistia aos responsáveis pelos ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023 contra as sedes dos três Poderes. Em contrapartida, 31% dos entrevistados são a favor do perdão, enquanto 2% se dizem indiferentes e 4% não expressaram opinião sobre o assunto.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas nos dias 19 e 20 de março, com 2.002 entrevistados, e possuem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os ataques de 8 de janeiro
Os ataques, que ficaram conhecidos como o “Capitólio brasileiro”, foram motivados pela insatisfação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a vitória do presidente democraticamente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais.
A punição aos responsáveis pelos atos criminosos foi severa, resultando em mais de mil prisões e cerca de 1.400 denúncias. Até o momento, 145 pessoas foram condenadas a penas que variam de 3 a 17 anos de prisão.
Bolsonaro defende anistia de seus apoiadores
Bolsonaro tem defendido a anistia em eventos de apoio, incluindo durante um grande ato ocorrido no dia 25 de fevereiro, na avenida Paulista, em São Paulo.
O pedido de anistia é visto por muitos como uma tentativa de proteger não apenas os envolvidos nos ataques, mas também o próprio ex-presidente, que está sendo investigado por um suposto plano para se manter no cargo após a derrota em 2022.
No entanto, vale lembrar que, embora haja um apoio maior ao tema da anistia entre os apoiadores do ex-chefe de Estado brasileiro, esse apoio não é unânime, especialmente entre os evangélicos, onde 59% são contra a anistia.
Veja Também
Mesmo sem identificar ameaças à segurança do evento marcado para o próximo dia 8 de janeiro, mais de 2 mil policiais militares do Distrito Federal devem faze...
Reflexão sobre o 8 de Janeiro: Entre a Memória e a Celebração da Democracia Brasileira O dia 8 de janeiro se inscreveu na história contemporânea do Brasil de...
Jair Bolsonaro foi às redes sociais postar uma foto com subtextos ameaçadores dirigidos a possíveis traidores, à medida que o cerco se fecha sobre o ex-ocupa...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems