Política
7 CURIOSIDADES SOBRE AS ELEIÇÕES DOS EUA
Sáb, 02 Novembro de 2024 | Fonte: Comunicação Viva América
Pleito americano têm diferenças e semelhanças com o processo eleitoral brasileiro
As eleições dos EUA acontecem nesta terça-feira (5), levando milhões de americanos às urnas para eleger o presidente da república, 435 deputados federais e 34 senadores. Mas não é só isso. Em razão de características próprias do sistema eleitoral estadunidense, cada um dos 50 estados terá cédulas próprias em um cenário bem diferente do que existe no Brasil.
“Para começar, nos EUA, o voto não é obrigatório. Mesmo assim, estima-se que mais de 150 milhões de pessoas compareçam às urnas, até mesmo em razão das pesquisas eleitorais, que mostram um empate muito próximo entre Donald Trump e Kamala Harris. Há um sentimento em parte do eleitorado de que todo voto conta”, analisa Rodrigo Costa, CEO da Viva América, consultoria especializada em imigração para os Estados Unidos.
O executivo vive há mais dez anos na Flórida e relata nunca ter visto uma disputa tão apertada quanto essa. “Qualquer um dos dois pode vencer”, diz Costa, destacando ainda o papel do tema imigratória na corrida presidencial. “Ambos os candidatos estão adotando, em maior ou menor grau, um discurso para controlar o alto fluxo de imigrantes para a América, sobretudo o fluxo ilegal, pela fronteira do México.”
Veja abaixo outras características e curiosidades da eleição dos EUA:
Voto não obrigatório: nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório, diferentemente de países como o Brasil, onde os cidadãos devem votar ou justificar a ausência. Porém, é preciso ter 18 anos no dia da votação e se registrar como eleitor.
Votação sempre de terça-feira: as eleições federais americanas sempre ocorrem na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro, uma tradição que remonta ao século XIX, para acomodar o calendário agrícola e religioso da época.
Início ao mandato: o mandato do presidente começa sempre ao meio-dia de 20 de janeiro, em uma cerimônia pública em Washington, D.C. Se a data cair em um domingo, a cerimônia pública geralmente fica para o dia 21, mas com o presidente assumindo o cargo oficialmente no próprio dia 20, em uma cerimônia fechada no Congresso.
Voto antecipado: muitos estados permitem que os eleitores votem antecipadamente, o que pode ocorrer tanto em locais de votação designados quanto pelo correio. O voto por correio é amplamente utilizado e, em alguns estados, quase todos os eleitores votam dessa forma, especialmente desde a pandemia de COVID-19. “Aumenta a acessibilidade e a conveniência para o eleitor.
Cédulas em papel: em muitas regiões, as cédulas são ainda em papel, o que para o brasileiro pode soar estranho. Até existem máquinas de votação e de contagem de votos, mas em muitos casos elas permitem apenas a perfuração da cédula física ou a impressão do voto em papel.
Variedade de cédulas: as cédulas variam entre localidades, com eleitores de diferentes regiões votando em candidatos e questões específicas de acordo com o distrito onde residem. Isso acontece porque o sistema eleitoral nos EUA é descentralizado, permitindo que cada estado defina suas próprias regras para o registro de eleitores, procedimentos de votação e apuração.
Recontagem automática: em alguns estados, quando a diferença de votos entre candidatos é muito pequena, uma recontagem automática dos votos é acionada para garantir a precisão do resultado, sem que isso seja requisitado pelos partidos ou terceiros.
Veja Também
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump pela vitória no pleito realizado nessa terça-fe...
Brasileiros são a décima nacionalidade que mais migra para os EUA Com a reeleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, medidas migratórias mais ...
O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou, nesta segunda-feira (30), em Campo Grande, a entrega de 46 novos veículos que ...
Últimas Notícias
- 30 de Junho de 2025 Governo de MS entrega veículos e ambulâncias para reforçar saúde em mais de 40 municípios
- 30 de Junho de 2025 TJMS decide que ataque de pitbull gera dever de indenizar por danos morais
- 30 de Junho de 2025 Capacitação em Corumbá treina profissionais de saúde para atendimentos de urgência
- 30 de Junho de 2025 Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar
- 30 de Junho de 2025 ProUni: Inscrições começam nesta segunda (30) e seguem até sexta (4/7)
- 30 de Junho de 2025 Receita Federal apreende 25 mil litros de éter capaz de produzir de 75 toneladas da droga na fronteira de Corumbá
- 30 de Junho de 2025 Prefeitura empossa novos membros Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
- 30 de Junho de 2025 Bombeiros capturam jiboia de 2 metros em quintal de residência no bairro Industrial em Corumbá
- 30 de Junho de 2025 Náutico bate Operário nos pênaltis e conquista Campeonato Estadual Sub-13
- 30 de Junho de 2025 Três pessoas ficam feridas em colisão entre veículos no bairro popular Nova
- 30 de Junho de 2025 Pescadores ficam à deriva após fortes rajadas de ventos no Rio Paraguai em Corumbá
- 30 de Junho de 2025 Cidade Dom Bosco desenvolve documentário com educandos sobre direitos da infância
- 30 de Junho de 2025 Alunos da Rede Municipal de Ensino receberão kits escolares em Corumbá na volta às aulas
- 29 de Junho de 2025 Às vésperas de lançar novo Plano Safra da Agricultura Familiar, Governo Federal comemora resultados da safra 2024-2025
- 29 de Junho de 2025 FICCO/MS apreende mais de oito toneladas de maconha em acampamento clandestino em zona rural