Política
Câmara homenageia Embrapa Pantanal pelos 50 anos dedicados à pesquisa e inovação
Ato na noite de ontem foi em reconhecimento aos relevantes serviços na região pantaneira.
Qua, 12 Março de 2025 | Fonte: Assessoria Câmara

Ato na noite de ontem, terça-feira, 11, marcou as celebrações dos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Pantanal, dedicados ao desenvolvimento sustentável, à pesquisa e à inovação no Pantanal, sempre comprometida com a preservação ambiental e o aprimoramento das práticas agropecuárias, fundamental para o progresso da região
Na oportunidade, a Câmara de Corumbá, por iniciativa do vereador Alexandre Vasconcellos, prestou homenagens com outorga de Moções de Congratulações a toda equipe, em reconhecimento aos 50 anos de fundação no Município (24 de fevereiro de 1975) parabenizando toda a equipe pela excelência dos serviços prestados ao longo dessa trajetória.
As homenagens foram prestadas a Suzana Maria de Salis, Chefe Geral da Embrapa Pantanal, representando todo o corpo de funcionários da Embrapa Pantanal e todos os chefes gerais que administraram este centro de pesquisa durante esse período.
Também foram prestada homenagens a Thiago Capolla, Carlos Roberto Padovani, Regina Célia Raquel, José Anibal Comastri Filho, Maciel de Arruda Ferreira, Agostinho Carlos Catella, Paulo César Pereira Ruiz, Guilherme de Miranda Mourão, e Emiko Kawakami de Resende (in memoriam), pesquisadora e primeira mulher a ser Chefe Geral da Embrapa Pantanal (moção foi entregue à atual chefe Suzana de Sallis).
As homenagens foram estendidas a Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, presidente da Embrapa; Ana Margarida Castro Euler, diretora executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologias; Clenio Nailto Pillon, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento; Selma Lúcia Lira Beltrão, diretora executiva de Administração; Alderi Emídio de Araújo, diretor executivo de Governança e Gestão da Embrapa.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO
A Embrapa Pantanal, é uma das 43 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que desenvolvem diversas tecnologias que ajudam a reduzir o custo dos alimentos, tornando a produção mais eficiente e acessível.
A chefe da Embrapa local, Suzana de Sallis, citou que essas inovações beneficiam tanto agricultores quanto consumidores, melhorando a produtividade, reduzindo desperdícios, aumentando a sustentabilidade e garantindo a soberania alimentar via aumento de produtividade e garantindo diversidade alimentar para toda a sociedade.
Disse que, desde sua criação, a instituição tem desempenhado um papel essencial na promoção do desenvolvimento sustentável do Bioma Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do mundo.
“Com sua expertise científica e compromisso com a inovação, a Embrapa Pantanal desenvolve tecnologias que conciliam o progresso econômico com a conservação ambiental, sempre visando o benefício da sociedade brasileira”, observou.
Ressaltou que ao longo desses anos, “a instituição tem sido parceira estratégica na promoção de uma pecuária sustentável, no fortalecimento da agricultura familiar, da pesca e aquicultura e nas inovações em bioeconomia”, e que “seus pesquisadores realizam estudos pioneiros sobre vários aspectos do Pantanal, recursos hídricos, recursos forrageiros, recursos pesqueiros, produção pecuária, clima, fauna e flora, contribuindo significativamente para a compreensão, o manejo e a conservação desse ecossistema único”.
De fato, as tecnologias inovadoras desenvolvidas pela instituição têm auxiliado na produção agropecuária sustentável, considerando as particularidades e desafios do Pantanal. Esse esforço tem resultado em práticas agrícolas mais eficientes, na redução de impactos ambientais e no aumento da produtividade, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida das comunidades pantaneiras.
“O sucesso da Embrapa Pantanal ao longo de sua trajetória se deve, em grande parte, às parcerias estabelecidas com instituições de pesquisa, universidades, organizações governamentais e não governamentais, confederações, sindicatos e a sociedade civil. Essa abordagem colaborativa tem sido fundamental para enfrentar os desafios complexos e multidisciplinares do desenvolvimento regional. Tudo isso só foi possível graças ao esforço incansável e à dedicação da nossa equipe, sempre em busca de conhecimento e inovação para o Pantanal”, enfatizou.
CONTRIBUIÇÕES
Destacou algumas das principais contribuições históricas como sustentabilidade da pecuária no Pantanal por meio do desenvolvimento de sistemas de manejo sustentável para a pecuária, conciliando a produção de carne com a preservação ambiental; estudos sobre a capacidade de suporte das pastagens nativas, garantindo a conservação do ecossistema, e desenvolvimento de técnicas para o manejo racional do gado, minimizando impactos ambientais com foco no aumento da produtividade.
Monitoramento ambiental e conservação com pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas preparando a região para os desafios do presente e futuro; desenvolvimento de modelos de monitoramento e práticas de manejo que contribuam para a mitigação de incêndios florestais e queimadas; projetos para a conservação da biodiversidade com foco na agregação de valor para as comunidades que deste ambiente produzem e gerar valor para a sociedade.
Gestão dos recursos hídricos por meio de estudos sobre a dinâmica dos ciclos hidrológicos do Pantanal, fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico e produtivo; desenvolvimento de ferramentas para o monitoramento da qualidade da água em rios e áreas alagadas.
Manejo da Pesca e Conservação de Espécies Aquáticas com a criação de protocolos para o manejo sustentável da pesca, beneficiando tanto a conservação dos peixes quanto as comunidades ribeirinhas e fomento ao turismo de pesca; estudos sobre o ciclo de vida e estoques de espécies nativas; apoio na formulação de políticas públicas relacionadas à pesca esportiva e artesanal.
Desenvolvimento de tecnologias para a agricultura familiar e comunidades locais com introdução de técnicas agroecológicas adaptadas ao entorno do Pantanal voltadas para pequenos produtores; projetos de valorização do extrativismo sustentável, como o uso de frutos nativos (ex.: bocaiuva); capacitação de comunidades locais em práticas de produção e comercialização sustentável.
Além disso, a Embrapa Pantanal ao longo dos seus 50 anos, tem contribuído tecnicamente para formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do Pantanal, atendendo demandas de prefeituras, câmaras de vereadores, assembleias legislativas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Governos dos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Câmara dos Deputados, Senado Federal, agentes de fomento, pastas e autarquias federais, emitindo notas técnicas oficiais que facilitem aos tomadores de decisão a preposição de projetos de leis voltadas para o desenvolvimento do bioma, aos quais tem gerado excelentes impactos nos sistemas produtivos e comunidades que aqui vivem e convivem, reforçando o papel da Embrapa Pantanal como uma referência na geração de conhecimento e soluções para garantir a conservação do bioma, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as populações locais.
Ao encerrar, a chefe geral da Embrapa Pantanal prestou homenagens aos profissionais, reconhecendo publicamente o trabalho de todos, “cujo comprometimento tem sido fundamental para os avanços alcançados e para a construção de um futuro mais sustentável para a região”.








Tudo Sobre
vereador-alexandre-vasconcellos camara-de-corumba embrapa-pantanal homenagem mocao-de-congratulacaoVeja Também
O pesquisador da Embrapa, Walfrido Moraes Tomas, recebeu o Prêmio Planet Earth 2025, concedido pela Aliança Mundial de Cientistas (Alliance of World Scient...
O lançamento oficial da Dinapec 2025 e do Fórum Pré-COP, realizado nesta segunda-feira (24), no Bioparque Pantanal, reforçou a importância da pecuária susten...
A instalação de um polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Corumbá, foi reforçada na sessão de terça-feira, 17, da Câmara, pelo vereado...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população