Política
Evo Morales anuncia greve de fome e pede que apoiadores suspendam bloqueios
Há três semanas, o país vem enfrentando uma onda de protestos e bloqueios de estrada organizados por apoiadores do ex-líder.
Sex, 01 Novembro de 2024 | Fonte: DCM

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, comunicou nesta sexta-feira (1º) que iniciará uma greve de fome com o objetivo de pressionar o governo de Luis Arce a estabelecer um diálogo. Há três semanas, o país vem enfrentando uma onda de protestos e bloqueios de estrada organizados por apoiadores do ex-líder, que inicialmente exigiam o “fim da perseguição judicial” contra o ele, mas agora passaram a demandar a renúncia do atual mandatário. Com informações do Estadão.
“Para priorizar o diálogo, vou iniciar uma greve de fome até que o governo instale (…) mesas de diálogo”, declarou Morales à imprensa em Chapare, região conhecida pela produção de coca e onde o ex-presidente mantém forte apoio.
Ainda hoje, apoiadores de Morales tomaram o controle de um quartel militar em Chapare, onde retiveram ao menos 20 militares. Em nota, as Forças Armadas denunciaram que “grupos armados irregulares” assumiram o comando da unidade, sequestrando militares e confiscando armas e munições. Em um vídeo divulgado pela imprensa boliviana, é possível ver 16 soldados cercados por camponeses armados com bastões pontiagudos.
O ex-líder permanece em Chapare, onde busca evitar uma possível ordem de prisão por um suposto caso de estupro que teria ocorrido em 2015, durante seu mandato presidencial, acusação que ele nega categoricamente e classifica como uma “mentira” promovida pelo governo de seu ex-ministro e atual presidente, Luis Arce.
Apoiadores de Morales têm se manifestado veementemente contra a ordem de prisão, denunciando uma suposta perseguição judicial. Recentemente, os protestos passaram a focar diretamente no chefe do governo, com exigências por sua renúncia e críticas pela crise gerada pela escassez de dólares no país, que dificultou a importação de combustível subsidiado.
Com 19 dias de manifestações e confrontos, que resultaram em 70 feridos – a maioria policiais –, o governo Arce ordenou o envio de militares para reforçar a polícia na liberação das estradas bloqueadas. A tensão escalou ainda mais no último fim de semana, quando Morales acusou agentes do Estado de tentarem assassiná-lo a tiros em Chapare, alegação que foi prontamente negada pelo governo.
Veja Também
Em uma entrevista contundente à Folha de S. Paulo, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, de 65 anos, lançou graves acusações contra seu antigo aliado e at...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população
- 30 de Abril de 2025 Com mais 32 aprovados em concurso público, Prefeitura dá sequência à posse de servidores