26 ℃

Política

Governo Lula tem 38% de aprovação em seu primeiro trimestre, diz Datafolha

Lula tem a melhor avaliação entre os nordestinos, os eleitores de menor renda e os jovens. E pior entre os mais ricos, evangélicos e moradores da região Sul.

Sáb, 01 Abril de 2023 | Fonte: Redação RBA


Governo Lula tem 38% de aprovação em seu primeiro trimestre, diz Datafolha
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 38% dos entrevistados pela pesquisa Datafolha divulgada hoje (1º). Para essa parcela, o desempenho é ótimo ou bom. Para 30% é regular, e 29% consideram ruim ou péssimo.

Lula tem a melhor avaliação – e menor reprovação – entre os nordestinos. Para 53% dos entrevistados da região Nordeste, Lula é ótimo ou bom. Esse grupo corresponde a 26% da amostra da pesquisa Datafolha. E também entre os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos – perfil que corresponde a mais da metade (55%) dos participantes. Os jovens, de 16 a 24 anos, também avaliaram bem o petista. Desse grupo, 17% consideraram ruim ou péssimo.

Neste primeiro trimestre, cujo início foi marcado pelo enfrentamento à tentativa de golpe e seus efeitos, a aprovação é menor que a do mesmo período em seus governos anteriores. No primeiro trimestre de 2003, era aprovado por 43%. E tinha 10% de reprovação. Em 2007, 48% e 14%, respectivamente. Mesmo assim, o petista tem aprovação maior que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu primeiro trimestre. Bolsonaro chegou a 32% de ótimo ou bom.

Rejeição a Lula é maior entre os mais ricos, diz Datafolha

Em compensação, tem maior rejeição entre os evangélicos, os mais ricos e entre os participantes de regiões em que Bolsonaro obteve maior votação nas eleições. No Sul, Lula obteve 29% de aprovação, segundo o Datafolha. Esses entrevistados correspondem a 15% da amostra. , 28% entre evangélicos (27% dos ouvidos) e 30% entre os mais ricos.

O Datafolha entrevistou 2.028 eleitores nesta quarta (29) e quinta (30) em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A aprovação de Lula é semelhante ao de outros presidentes em início de governo. Em 1995, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) obteve 39%, e Fernando Collor (PRN), 36% em 1990. Mas ficou abaixo do de Dilma Rousseff (PT). Em 2011, a presidenta sucessora de Lula obteve 47% de ótimo e bom.

Redação: Cida de Oliveira, com informações da Folha de S.Paulo

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Novo Pronasci terá R$ 700 milhões em ações de segurança pública

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi relançado nesta quarta-feira (15) pelo governo federal e já tem R$ 700 milhões previsto...

Lula relança o programa Mais Médicos nesta segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, relançam o programa Mais Médicos nesta segunda-feira (20), em cerimônia...

Novo plano de desenvolvimento terá seis eixos, anuncia Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (10) que o novo plano de investimento em infraestrutura do governo federal, em substituiç...

Últimas Notícias