24 ℃

Política

Para realização de concurso público, proposta reorganiza a carreira Gestão Previdenciária

Projeto será analisado e votado em sessão plenária caso tenha parecer favorável da CCJR.

Ter, 13 Maio de 2025 | Fonte: Osvaldo Júnior/Agência Alems


Para realização de concurso público, proposta reorganiza a carreira Gestão Previdenciária
Wagner Guimarães/Alems

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu, nesta terça-feira (13), proposta do Poder Executivo que reorganiza a carreira Gestão Previdenciária. De acordo com o Governo, a reorganização visa atender às atuais necessidades da Agência de Previdência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (Ageprev) e se justifica pela necessidade de realização de concurso público.

As alterações constam do Projeto de Lei 123/2025. A proposta “unifica a carreira em apenas um cargo técnico de nível superior de Analista Previdenciário para as atribuições vinculadas às atividades finalísticas da Ageprev, promove a adequação no quantitativo de cargos efetivos e de suas respectivas atribuições e a revisão do valor da tabela de subsídio”.

“A proposta de lei, que ora se encaminha, visa a adequar a gestão do Regime Próprio de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (RPPS/MS) às boas práticas de gestão recomendadas pelo Ministério de Previdência, notadamente para manutenção e melhoria do nível da Certificação Institucional Pró-Gestão”, afirma o governador Eduardo Riedel na mensagem anexa ao projeto.

O governador também menciona concurso público. “Destaca-se que a reorganização da carreira Gestão Previdenciária se justifica pela necessidade de realização de concurso público, pois as recentes alterações das normas previdenciárias exigem o provimento de pessoal qualificado, com conhecimento técnico específico na área e com as responsabilidades advindas das atribuições para execução dessas regras”, explica.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável, a proposta continua tramitando com votações pelos parlamentares nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas

As línguas indígenas faladas em Mato Grosso do Sul poderão ser consideradas patrimônio cultural imaterial. O processo inicial de tombamento dessas línguas é ...

Proposta utilidade pública à entidade que promove culturas Afro-Brasileiras e Indígenas

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 101/2025, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), que declara de Utilidad...

Matéria institui estratégia para o fortalecimento das Comunidades Tradicionais e Indígenas

A deputada Gleice Jane (PT) apresentou no dia 7 de maio, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 1...

Últimas Notícias