Política
Sem bancada, Corumbá vê indicações encolherem na Assembleia
Município teve apenas 23 solicitações de melhorias feitas por deputados em 2023.
Dom, 21 Janeiro de 2024 | Fonte: Da Redação

No primeiro ano após voltar a ficar sem representantes na Assembleia Legislativa, Corumbá foi alvo de apenas 23 indicações de melhorias feitas por deputados estaduais. O número equivale a menos de duas indicações por mês.
Conforme dados da Casa de Leis, dos 24 parlamentares, 12 levaram demandas de Corumbá à frente no ano passado. Pedrossian Neto (PSD) foi quem mais fez indicações para o município, com cinco proposições - entre elas, pedidos de serviços de iluminação pública, obras de infraestrutura, além de reforma e manutenção de escolas.
João César Mattogrosso (PSDB) e Pedro Kemp (PT) fizeram quatro indicações cada. O tucano pediu reparos em uma ponte sobre o Rio Nabileque e reformas em escolas estaduais. O petista também solicitou reparos em uma escola, além de medidas para a comunidade indígena Guató e implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal.
Zeca do PT fez duas indicações para Corumbá no ano passado. Já Lia Nogueira (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Zé Teixeira (PSDB), Gleice Jane (PT), Antonio Vaz (Republicanos), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP) e Neno Razuk (PL) fizeram uma indicação cada.
Em geral, as indicações são proposições feitas pelos deputados, mas que não dependem da aprovação de uma lei ou apenas da vontade do Poder Legislativo para serem concretizadas. São exemplos de pedidos via indicações o aumento no efetivo policial em determinado bairro, a instalação de sinalização de trânsito em uma rua ou avenida, reparos em uma escola ou medidas assistenciais pontuais.
Em 2023, Corumbá voltou a ficar sem representantes legítimos na Assembleia Legislativa, o que deixou a cidade refém de parlamentares sem base eleitoral ou identificação com a região. Na legislatura anterior, o município chegou a ter dois deputados em atividade. Com isso, obteve 118 indicações em quatro anos - média de quase 30 por ano.
De quebra, Ladário também sente a falta de representatividade pantaneira na Casa de Leis. O município foi alvo de apenas cinco indicações no ano passado. Entre 2019 e 2022, foram 30 indicações de melhorias.
Corumbá fica atrás até de municípios menores
Com 96,2 mil habitantes em 2023 - segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Corumbá chegou a ficar atrás de municípios menores no ranking de indicações feitas para o interior.
Bonito, que, apesar do apelo turístico, tem 23,6 mil habitantes, foi alvo de 26 indicações no ano passado.
Naviraí, com 50,4 mil habitantes, foi lembrada 33 vezes em indicações de deputados estaduais.
Aquidauana e Nova Andradina, com menos de 50 mil habitantes, tiveram 41 indicações cada.
Já Miranda, com 25,5 mil habitantes, teve 38 indicações em 2023.
Entre as maiores cidades do interior, Corumbá também ficou atrás de Dourados (437 indicações), Três Lagoas (48) e Ponta Porã (40).
Veja Também
O presidente do Diretório Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o ex-governador Reinaldo Azambuja recebeu na sede do partido em Campo G...
Enquanto a UTI Neonatal não sai do papel, a solução será investir na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional, mais conhecida como unidade semi...
O Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2025, divulgado nesta sexta-feira (2) pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), aponta que a liberdade de imprensa...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou, nesta sexta-feira, 2 de maio, o pedido de demissão do agora ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems