Saúde
Hospital Cassems regionaliza atendimentos e desafoga Santa Casa
Unidade de Corumbá completa cinco anos de funcionamento em 2023.
Dom, 30 Abril de 2023 | Fonte: Da Redação

O Hospital Cassems de Corumbá completa 5 anos de funcionamento em novembro deste ano. De 2018 para cá, a unidade ampliou sua capacidade, inaugurou atendimentos que antes só poderiam ser feitos em Campo Grande e ainda ajudou a desafogar a Santa Casa de Misericórdia.
De acordo com a Cassems, o hospital atende 11.438 beneficiários de Corumbá, Ladário e região. Pacientes de outros convênios, além de particulares, também são atendidos na unidade. Até a inauguração do hospital, era a Santa Casa - única casa de saúde pública/filantrópica da região - que recebia esses pacientes.
“Quando a gente está trazendo esses pacientes de convênio que iam para a Santa Casa, e pacientes particulares também que a gente está absorvendo, na verdade, a gente está dando vaga para os pacientes do SUS. Desafogou bastante a Santa Casa”, relata o gerente-administrativo do Hospital Cassems de Corumbá, Israel Dias dos Santos.

Desde a inauguração, o hospital passou por ampliações e também abriu novas frentes de atendimento. No auge das internações causadas pela pandemia de covid, em 2021, a unidade ganhou 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “Nós chegamos a receber pacientes de outras regiões”, lembra o gerente-administrativo.
Os leitos foram mantidos depois do início da vacinação e do arrefecimento dos casos graves. A manutenção possibilita atendimentos de maior complexidade e evita a transferência de pacientes para outros hospitais.
“Com esses dez leitos de UTI, a gente consegue fazer aqui mesmo as cirurgias de grande porte. E com isso também diminuiu a remoção de pacientes de Corumbá e Ladário para Campo Grande. A maioria desses pacientes que têm necessidade de UTI está ficando aqui. 95% desses pacientes fazem o tratamento aqui mesmo”, reforça Santos.

Unidade ganhou serviços de hemodinâmica e médicos itinerantes
Além da UTI para pacientes adultos, o Hospital Cassems faz cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia ortopédica e clínica médica. A casa de saúde conta ainda com pronto atendimento 24 horas, centro de diagnósticos por imagem com ressonância magnética, tomografia e raio-x e laboratório de análises clínicas. Os serviços de hemodinâmica também foram acrescentados após a inauguração do hospital.
Localizado no bairro Popular Velha, o Hospital Cassems tem 4,5 mil metros quadrados de área construída total.
O gerente-administrativo da unidade ainda destaca o atendimento dos médicos itinerantes, que vêm de Campo Grande ao menos duas vezes por mês. Segundo ele, são ofertadas as especialidades de geriatria, endocrinologia, psiquiatria, dermatologia e otorrinolaringologia.
“São atendimentos ambulatoriais. Desses, tem alguns que são transformados em atendimentos cirúrgicos, dependendo da necessidade, e geralmente é feito aqui mesmo”, completa.

Veja Também
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou na segunda-feira (30), a solenidade de inauguração dos 25 novos leit...
No mês dedicado às mulheres, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) abre nesta quarta-feira (08), o calendário de aç...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado