30 ℃

Turismo

Capacitação em hospitalidade e atendimento fomenta turismo na região de Aquidauana

Com apoio do Sebrae em parceria com Aecopaxi, Distritos de Camisão e Piraputanga visam ser destino turístico de qualidade.

Dom, 16 Junho de 2024 | Fonte: Assessoria Sebrae


Capacitação em hospitalidade e atendimento fomenta turismo na região de AquidauanaPara aprimorar o atendimento aos visitantes dos distritos de Camisão e Piraputanga, que fazem parte do município de Aquidauana, o Sebrae/MS promoveu o curso “Aprimoramento de Técnicas Culinárias: Café da Manhã no Hotel”, entre os dias 3 a 12 de junho, em parceria com a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi). A capacitação foi ministrada pelo Senac por meio do Programa MS Qualifica, uma iniciativa com apoio do Governo do Estado e contou com a participação de 18 empreendedores.

“Este olhar especial para o ecoturismo dos distritos começou há cerca de um ano. O fluxo maior de turistas na região, gerou um anseio na comunidade e uma necessidade de empreender, eles se organizaram e buscaram o Sebrae para fazer capacitações e melhorar. O turismo é uma teia que envolve diversos segmentos e estes precisam estar juntos para que ele dê certo no território” explica o gerente da Regional Oeste do Sebrae/ MS, Matheus Oliveira.

A ação faz parte de um projeto em andamento que visa fortalecer e divulgar os distritos turísticos de Camisão e Piraputanga, estimulando o turismo doméstico dentro do próprio estado. Localizada a 130 quilômetros de Campo Grande, a região está em evidência pela finalização da MS-345. A rodovia encurta a distância percorrida pelos viajantes que saem da Capital rumo a Bonito, o que gerou uma nova demanda para os atrativos, e a possibilidade de transformar o local em uma rota turística tendo como cenário principal o Morro do Paxixi, parte da Serra de Maracaju.

A presidente da Aecopaxi, Mirian Coura Aveiro, explica que, após entender o potencial do Distrito, teve a ideia de reunir os empreendedores e fomentar a atividade turística em Camisão, que segundo ela, necessitava de liderança para o desenvolvimento do empreendedorismo. “Nossa associação se sente privilegiada por ter o apoio do Sebrae na organização desse novo espaço de turismo territorial que está se construindo, e que é fundamental para nós. Estamos colhendo mais um fruto dessa parceria, que é a capacitação de nossos empreendimentos para um atendimento, hospitalidade e gastronomia do mais alto padrão”, pontuou.

Um dos associados da Aecopaxi e participante do curso foi Roberto Araújo, arquiteto e urbanista, que está na região há mais ou menos um ano e meio, começando a empreender na área de gastronomia. “Estamos com o projeto de montar um restaurante, e através da associação surgiu a oportunidade de aprender com a ajuda de Sebrae e do Senac, que têm profissionais excelentes. Já tinha uma grande expectativa por conta disso e estou muito satisfeito. As receitas foram ótimas e as técnicas fáceis de colocar em prática. Para nós, isso é um grande aprendizado”, relatou o futuro empreendedor.

Proprietária do Recanto Indaiá, uma pousada que administra junto ao esposo, Sandra Maria Santos Silva Costa conta que com o trabalho realizado pelo Sebrae com a Aecopaxi, se sente pronta para atender aos visitantes de forma mais profissional. “Nós morávamos em Campo Grande e vínhamos para o Recanto aos finais de semana. Com a aposentadoria do meu esposo, decidimos fixar residência aqui e hoje eu sou empreendedora. Estou aproveitando este momento ao máximo, buscando conhecimento e evolução pois estamos começando a atividade agora. O curso abriu meus horizontes”, conta.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Delegação da UEMS conhece infraestrutura e pesquisas da Embrapa no Pantanal

A Embrapa Pantanal recebeu delegação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), composta pelo reitor Laércio Carvalho, pela professora da Escola ...

Com mais de 3,8 mil vagas de emprego disponíveis em MS, oportunidades são para 35 municípios

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 3.873 vagas de emprego em 476 diferentes ocupações, em 35 municípios do Estado nesta segunda-f...