18 ℃

Turismo

Cerca de 60 empreendedores de Miranda e Aquidauana aprimoram técnicas gastronômicas

Oficina Delícias no Anzol, realizada pelo Sebrae/MS, apresenta novas técnicas de preparo do peixe para valorizar cardápios em regiões turísticas.

Sex, 12 Abril de 2024 | Fonte: Assessoria Sebrae


Cerca de 60 empreendedores de Miranda e Aquidauana aprimoram técnicas gastronômicas

Profissionais que atuam nos setores do turismo e da gastronomia nos municípios pantaneiros de Miranda e Aquidauana participaram da oficina oferecida pelo Sebrae/MS “Delícias no Anzol: fisgado pelo sabor”, ministrada pelo chef de cozinha e turismólogo Marcílio Galeano. As atividades foram ministradas para quatro turmas, somando 58 pessoas, e ocorreram no dia 6 de abril, em Miranda, e no dia 8, em Aquidauana.

A proposta foi aprimorar os conhecimentos e técnicas gastronômicas de pescadores, donos de restaurante, guias, moradores de comunidades ribeirinhas que atuam nas regiões do rio Miranda e no Distrito de Camisão. “As qualificações realizadas em Aquidauana e Miranda envolveram o ensinamento de conceitos e técnicas para que esses empreendedores possam agregar valor no trabalho deles. A ideia é que tenham subsídios para transformar essas técnicas em receitas saborosas e um produto turístico a mais para a região. É a valorização da gastronomia local”, observou a analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Durso.

O chef Marcílio Galeano destacou que a gastronomia é um ramo que ajuda a promover o turismo de Mato Grosso do Sul de forma geral. Quanto mais sabor nas receitas, mais boas experiências os visitantes terão para contar, ressaltou. “Mato Grosso do Sul está ficando conhecido no país e valorizar os pratos típicos é fundamental para ajudar nesse processo. E os empreendedores que atuam nos setores envolvidos também precisam estar capacitados, são eles que vão oferecer toda a experiência. Esses profissionais fazem a diferença e são fundamentais.”

As oficinas em Miranda ocorreram durante a programação do Dia da Oportunidade e do Festival da Cultura Pantaneira, no Parque de Exposições e Eventos 16 de Julho. No município, 28 pessoas participaram da capacitação que detalhou desde a organização da mesa para oferecer um serviço diferenciado ao turista, bem como modos de preparo de peixes encontrados na região.

Milene dos Santos Benites, engajada na Colônia de Pescadores de Miranda, ressaltou que o aprendizado proporcionou ampliar o conhecimento sobre novas formas de preparar receitas com peixe. “Não tinha muita experiência. Aqui aprendi muito, desde a organizar a mesa até o preparo em si. Foi muito bom entender a prática de elaborar o ceviche pantaneiro. Ficou super delicioso.” Janete Correia, também da Colônia, ressaltou a importância da prática da oficina. “A gente viu como fazer na prática. Agora, vamos voltar para a Colônia e repassar para todos os pescadores. É um desenvolvimento muito legal.”

Airton José Soares é pescador há mais de 20 anos em Miranda e após a participação da oficina vai ampliar o atendimento que oferece no setor de turismo de pesca. “Já tinha conhecimento do sashimi, e agora aprendi a fazer o ceviche. Algo que é muito bom para meu trabalho ganhar esse conhecimento. Já vou começar a fazer para os turistas que atendo.”

A capacitação em Aquidauana foi realizada no distrito de Camisão. Miriam Coura, presidente da Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (AECOPAXI), explicou que a oficina criou uma nova oportunidade para pescadores e restaurantes da região, além de aprimorar as técnicas de manipulação dos alimentos. “É um conhecimento a mais sobre tipos de cortes, preparação de receitas. Isso agrega valor ao cardápio da região, que tem gente que vive da pesca. Deixou todo mundo animado e é um importante apoio do Sebrae/MS na organização do turismo territorial.”

Patrícia Francisca Alves tem um restaurante que fica na MS-450 e está aberto desde 2019. “O curso teve muita utilidade para mim porque vai acrescentar sabores no meu cardápio e acredito que vou valorizar o restaurante Sabor do Peixe, com os produtos que ofereço para os turistas que vêm ao distrito de Camisão.”

A oficina “Delícias no Anzol: fisgado pelo sabor” é promovida pelo Sebrae/MS e está tendo sua terceira edição anual para capacitar empreendedores ligados ao trade turístico do Estado. Só neste ano já foram realizadas capacitações em Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Três Lagoas, além de Miranda e Aquidauana. A próxima cidade a receber a ação é Bonito, no dia 26 de abril.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News