Turismo
Moradores da comunidade Paraguai-mirim participam de treinamentos para fortalecer turismo no Pantanal
Como condutores locais, eles podem atuar com agências, empresas de turismo de pesca e outras organizações.
Seg, 17 Março de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa

Em um processo continuado de capacitação, o IHP e o Instituto Localiza estão trabalhando em conjunto com a comunidade do Paraguai-mirim para promover o fomento à geração de renda por meio do ecoturismo. Desde 2024 diferentes ações vêm ocorrendo para permitir que moradores dessa comunidade, que fica no Pantanal, às margens do Rio Paraguai e Paraguai-mirim, possam atuar com cada vez mais profissionalismo no setor de turismo. Como condutores locais, eles podem atuar com agências, empresas de turismo de pesca e outras organizações.
A atividade mais recente realizada foi o Workshop com Empreendedores do Turismo da Região de Corumbá e Circuito Histórico-Cultural, com carga horária de 24 horas, e que foi desenvolvido entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2025. A programação dess evento envolveu experiências na gastronomia pantaneira, visita técnica ao frigorífico de jacarés Caimasul, realização de circuito histórico-cultural, visita técnica a barco-hotel, networking com empreendedores do turismo de pesca e ecoturismo de Corumbá e Ladário.
A coordenadora técnica de projetos do IHP, Grasiela Porfírio, ressalta que as capacitações buscaram aproximar como a cadeia do turismo em Corumbá e Ladário funciona com as potencialidades que os moradores da comunidade possuem. “Os alunos tiveram uma série de atividades para entender mais a fundo o turismo aqui no Pantanal e puderam falar de suas habilidades em um workshop com empreendedores da região. Eles também entregaram seus portfólios e a intenção é que essa etapa seja o início de uma série de oportunidades para geração de renda.”

A diretora no Instituto Localiza, Alessandra Peixoto, destaca que a criação de oportunidades para comunidades permite que as pessoas possam seguir vivendo onde querem. “O segmento de turismo de natureza e de base comunitária representa um potencial real para o desenvolvimento de comunidades que vivem junto a patrimônios naturais. Dão a oportunidade aos jovens de áreas mais remotas de se vincularem a uma atividade de geração de renda. Isso auxiliará na permanência dos jovens em seus territórios e permitirá uma experiência incrível para turistas conhecerem a região com a condução de quem nasceu no local.”
Para conseguir participar desse trabalho, os sete moradores da comunidade precisaram viajar Rio Paraguai abaixo por cerca de 3 horas até chegar em Corumbá (MS). Na cidade, tiveram contato com empresas do setor de turismo de pesca, com empreendores que promovem passeios turísticos de barco, reuniram-se com a Fundação de Turismo do Pantanal, autarquia da Prefeitura de Corumbá, e também realizaram roteiro técnico cultural pela Capital do Pantanal para terem contato direto com métodos de storytelling e abordagem dos fatos históricos e culturais.
No total de atividades, esses alunos passaram por 144 horas de capacitação para dar apoio a eles e fortalecer habilidades de atendimento ao cliente, gastronomia, storytelling, condução de ecoturismo, bem como reforçar o sentimento de pertencimento e valorização da comunidade e seus conhecimentos locais em torno da natureza e modo de viver.
Sandriele de Jesus Dias participou de todas as atividades e se diz pronta para ajudar a família e atuar como guia na região de água transparente no Pantanal, que fica próximo de onde ela mora. “O que eu mais gostei foi fazer a trilha. Tivemos passeios de barco. Aprendi muito, sobre nome de plantas, por exemplo. Agora, acredito que dou conta de acompanhar turistas. Onde eu moro, tem a água limpa (no Paraguai-mirim) e vou poder levar pessoas para conhecer lá.”

Concluíram todas essas as capacitações Kellery de Jesus Dias, Larissa Camargo, Cristiane dos Santos, Sandriele de Jesus Dias, Fátima Alpides, Paulo da Silva Camargo, Rosana Iris de Jesus, Joselaine da Silva Camargo.
Outros treinamentos
Em 2024, entre os dias 28 e 31 de maio, com uma carga horária de 32 horas, sete moradores já tinham realizado o Workshop Técnico para Mobilização e Formação dos Atores Comunitários de Ecoturismo. Eles viajaram cerca de duas horas, Rio Paraguai acima, para saírem da comunidade e realizar o treinamento na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, na região da Serra do Amolar.
Eles também engajaram-se na Capacitação Técnica Imersiva no Programa Amolar Experience, com carga horária de 32 horas, na RPPN Acurizal, entre os meses de junho a setembro e em novembro de 2024.
Esse projeto iniciado ano passado ainda representou uma ampliação das ações que aconteceram em 2023, que mobilizou também a comunidade do Paraguai-mirim em um curso de 40 horas de geração de renda a partir do turismo. Naquela época, 10 mulheres e 3 homens foram formados para ampliar as possibilidade de trabalho além da venda de iscas, que é um dos principais meios de geração de renda nessa localidade. Nesse trabalho, o Instituto Localiza já era parceiro, além do Sebrae/MS.
Uma outra capacitação que teve moradores da comunidade Paraguai-mirim envolvidos foi na implantação do sistema de gestão de segurança para operações de ecoturismo, atendendo à norma NBR ISO 211001, e realizado também na RPPN Acurizal, em novembro de 2024.
Sobre o IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.
Veja Também
O Mistério do Turismo está participando, nesta semana, do Inspira Ecoturismo, evento promovido pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, em Bonito (MS), em parceria co...
Dia 11 de outubro, Mato Grosso do Sul completa 47 anos e celebra conquistas importantes no turismo. O destino se tornou referência nacional e internacional e...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população