27 ℃

Agronegócio

ABPO e Embrapa Pantanal lançam três frentes de trabalho em prol da pecuária pantaneira

Durante a Dinapec 2023, além das linhas de pesquisas realizadas em conjunto, entidades assinam termo de intenção para junção de esforços junto ao Governo do MS.

Dom, 09 Abril de 2023 | Fonte: Da Assessoria


Três grandes frentes de pesquisa em prol da pecuária no pantanal devem ser iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2023. A apresentação dos trabalhos acontece na próxima quarta feira, 22 de março, durante a Dinapec 2023 na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande MS.

“Estaremos presentes no evento, desta vez de forma inédita junto a ABPO, falando sobre vários temas importantes para o pantanal, com a apresentação dos trabalhos que envolvem principalmente: a carne carbono neutro no Pantanal, a caracterização e a qualidade da carne pantaneira, os estudos sobre as pastagens nativas e o projeto piloto de rastreabilidade em toda cadeia de valor da pecuária do Pantanal” enfatiza a chefe geral da Embrapa Pantanal, Suzana Maria de Salis.

A Associação de Pecuária Orgânica e Sustentável do Pantanal (ABPO) vem desde 2003 trabalhando a utilização do Protocolo de Carne Orgânica e Sustentável no Pantanal, que privilegia o modelo tradicional de pecuária de baixo impacto, que há mais de 270 anos promove a conservação do Bioma. Desde 2018 o Protocolo recebe incentivo do Governo de Mato Grosso do Sul e nos últimos anos, a ABPO vem trabalhando no alinhamento da cadeia produtiva da carne sustentável, fortalecendo parcerias com diversas entidades como a Embrapa Pantanal.

“Queremos com o desenvolvimento dessas linhas de pesquisas promover alianças mercadológicas para industrialização e comercialização da nossa carne. Pretendemos ainda dentro do evento, assinar junto ao Governo do Estado um termo de intenção para junção de esforços no desenvolvimento destas pesquisas vinculadas a cadeia produtivas pantaneiras e que são focadas na qualidade da carne, balanço de carbono, manejo e banco de germoplasma de pastagens nativas”, enfatiza o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta.

Além da tenda em parceria com a Embrapa Pantanal, a associação também estará presente junto a tenda do Governo do Mato Grosso do Sul na Dinapec 2023.

Serviço

Assinatura do Termo de Intenção para Junção de Esforços no Desenvolvimento de Desafios de Pesquisas vinculados a cadeia produtiva do Pantanal

Local: Dinapec 2023

Data: 22 de março

Horário: 13h30

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias