17 ℃

Cidade

Afoga o Ganso volta com tudo em 2023!

37 anos de avenida! Um pouco da história pelos diretores e fundadores do bloco

Seg, 19 Dezembro de 2022 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Afoga o Ganso volta com tudo em 2023!

Não há quem não conheça o bloco carnavalesco mais amado do MS, senão, do centro-oeste! O Bloco Afoga o Ganso prestes a comemorar 37 anos de avenida e muitas histórias. Sua trajetória se confunde com o carnaval corumbaense, nascendo no quintal de casa de um pequeno grupo de amigos, indo para a rua, agregando foliões e se tornando o bloco profissional, com atrações nacionais, trio elétrico, multidões, e virando até samba enredo de escola de samba.

Quem viveu e conhece, sabe que é uma paixão, comparada a time de futebol. Cresceu naturalmente. As camisas pintadas em serigrafia cheia de irreverência que trazia temas cotidianos, deram espaço aos abadás no melhor estilo carnaval de Salvador. O carro de som "Águia de Fogo" deu lugar ao moderno trio elétrico e o axé não saiu de cena, mas hoje divide espaço com o funk, que domina as paradas de streaming. Mas a caneca, essa continua lá, do jeito que os foliões "raiz "gostam.

Rafael Assef, mais conhecido como Tubarão, viveu essa história quase que na sua totalidade, e se recorda: "Nós fomos considerados pelos mais antigos como a nova geração, e assumimos a gestão do bloco em 1998! De lá até o começo dos anos 2000, tocávamos o bloco dentro do Paulão (centro automotivo), só que cresceu demais e tivemos que ir pra rua! Foi quando fundamos a empresa e profissionalizamos o que era uma brincadeira ", relata. Nasceu ali a "AG Produções Ltda", o bloco virou empresa, trazendo artistas renomados para Corumbá e contribuindo substancialmente para o fortalecimento do carnaval, pois o Afoga o Ganso passou a ser conhecido em toda a região Centro Oeste, atraindo inúmeros foliões para o evento. Essa já não tão nova geração, era a diretoria composta por Rafael Assef (Tubarão) , Alexandre Cunha (Japão) , Wagner ( Pézão ), Marcelo Barros, Rodrigo Ribeiro e José Xavier Neto.

Afoga o Ganso volta com tudo em 2023!
Rafael Assef, mais conhecido com Tubarão (camiseta azul) e ao lado os diretores em outros tempos.

Ele explica o que motivou o bloco a tomar novas proporções: "O carnaval de Salvador era a tendência e a gente queria trazer essa experiência para Corumbá. E assim fizemos. Fomos pra rua, com camarotes, trio elétrico e até atração nacional. Naquela época só o axé dominava e foi quando trouxemos o Harmonia do Samba em pleno sábado de carnaval! ". 

Sensíveis ao que o mercado propunha, foram inovadores na forma de fazer carnaval. E a partir daí foi só crescer. "Tivemos decisões equivocadas também ". Passando por inovações que não agradaram tanto o público, como a arena, que reunia os blocos em local fechado e não agradou tanto. "Na arena, buscamos trazer um formato que estava com muita força no interior de SP, mas aqui não agradou, e voltamos pra rua! No Afoga sempre foi o povo que mandou! ".

Afoga o Ganso volta com tudo em 2023!
Alexandre Cunha “Japão” (centro), um dos diretores 

Já nos anos de 2013 sentiram que era a hora de inovar mais uma vez. Mudam a identidade visual, é feito o rebranding da marca, deixando a mais moderna e o bloco ganha uma cara mais jovem! Sobre esse período Tubarão fala do momento de inovar novamente e da parceria com a Abcdário Produções. Nas palavras dele - "De 2014 para a frente, firmamos uma parceria de sucesso com a Abcdário Produções. Thiago e Bernardo, que já eram nossos parceiros de longa data, assumiram a parte artística e do direcionamento de marketing do bloco. Somamos forças e colocamos o bloco de vez na rota do carnaval nacional.". Nesse período passaram por aqui Thacabum, Waleska Popozuda, Don Juan, Pocahontas, Jerry Smith, Chiclete com Banana ( !) pra citar alguns. Nessa fase fizeram também a gestão do Bloco Biriguis, e os blocos dividiram o protagonismo do carnaval, com grandes atrações. - "Também tocamos o Biriguis nessa fase e colocamos as melhores atrações no domingo. Era sempre aquela expectativa dos foliões por que sabiam que viriam os melhores. Kevinho, Kekel, Nego do Borel, Livinho pra falar de alguns. Mas sem dúvida o Chiclete com Banana puxando o trio até a avenida nos 30 anos do bloco representa a dimensão do que é o bloco Afoga o Ganso. Essa parceria com a Abcdário nos permitiu trazer grandes artistas, e potencializou a nossa marca. Fizemos até link ao vivo com a Globo News por dois anos seguidos, era o Bloco em rede nacional."


Depois de um hiato de 3 anos, o Afoga o Ganso está de volta as origens, buscando resgatar a tradição de 37 anos. Este será o primeiro grande carnaval pós pandemia. São novos tempos e impõe novos desafios. Tubarão finaliza projetando o que deve ser esse carnaval - " Voltar ao carnaval, ainda mais nesse pós pandemia é uma emoção pra gente. O Afoga o Ganso é sinônimo de alegria, e só quem viveu isso sabe o espírito e a essência desse bloco. Vivo isso há mais de duas décadas. Na essência do carnaval de Corumbá, além das escolas de samba, acreditamos que somos tão icônicos como o Flor de Abacate. Quando toca o hino do Flor, em qualquer lugar, quem conhece vai se emocionar na hora, e assim é o Afoga. Onde toca o nosso hino, as pessoas cantam e conhecem. Você vê as pessoas nas ruas com os abadás e as camisas antigas, colecionam as canecas, vestem com orgulho. Esse é o Afoga o Ganso, e é por isso que vamos retomar em 2023 e colocá-lo no lugar de destaque que ele merece". 

Esse bloco sim que é beleza. Nos próximos dias, tem lançamento das atrações e muitas novidades.

Afoga o Ganso volta com tudo em 2023!

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

afogaoganso
 

Veja Também

Prefeito recebe organizadores do grito carnavalesco ‘Meu Bloco é Corumbá’

O prefeito Marcelo Iunes conheceu hoje, 27 de dezembro, o projeto para realização do primeiro grito de carnaval de Corumbá. Iunes destacou que o Município é ...

Com R$ 7 mil de premiação, está aberta inscrição para Corte de Momo do Carnaval de Corumbá

A Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, abriu nesta quinta-feira, 12 de janeiro, as inscrições para a Corte de Momo do Carna...