Cidade
Com agravamento da crise hídrica na região do pantanal, Sanesul discute plano de contingenciamento para o enfrentamento da seca
Balsas e motores estacionários são algumas das alternativas caso o nível do rio Paraguai continue a baixar.
Dom, 28 Julho de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, o diretor comercial e de operações, Madson Valente, além de vários técnicos da empresa, estiveram no município de Corumbá para uma série de reuniões e visitas técnicas com o objetivo de alinhar ações e aprimorar processos durante a crise hídrica.
A visita teve como foco principal detalhar o plano de contingência elaborado pela empresa em razão do agravamento da crise e, consequentemente, do baixo nível do Rio Paraguai, única fonte de captação de água para os municípios de Corumbá e Ladário.
A seca extrema e os focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense têm alarmado as autoridades públicas, apresentando um dos maiores desafios da história para a região, exigindo decisões emergenciais que garantam tranquilidade à população, preservação ambiental, sobretudo, a garantia da segurança hídrica nos municípios que compreendem a região.
A Sanesul saiu na frente, tomando medidas preventivas e planejando investimentos. Assim, a empresa se antecipou à determinação da ANA (Agência Nacional de Águas), que em maio exigiu de todas as companhias públicas de saneamento a elaboração do plano de contingência.
Na quarta-feira (24), foram realizadas diversas visitas técnicas que mostraram de perto as dificuldades enfrentadas em Corumbá. Uma das visitas foi no sistema de captação de água do Rio Paraguai construído em 1960.
Com um complexo processo de captação, o plano de contingenciamento prevê algumas alternativas, caso o nível do rio continue a baixar, como o uso de balsas e motores estacionários, por exemplo.

Outra questão importante abordada durante a visita foi sobre a característica do solo rochoso da região, que dificulta a abertura de valas para a instalação de redes e as manutenções. Isso compromete a celeridade dos serviços e eleva consideravelmente o custo das obras. Para demonstrar tais dificuldades, os técnicos acompanharam uma empresa especializada na preparação de explosivos e na detonação de rochas, essencial para a execução das obras de saneamento na região.
Além das questões técnicas, Renato Marcílio também inspecionou processos de ocupação de áreas urbanas onde foram identificadas diversas ligações irregulares e furtos de água, e acompanhou as equipes de combate a fraudes que demonstraram o uso de equipamentos para localizar eventuais irregularidades no sistema de distribuição.
Renato Marcílio reuniu-se também com os gerentes das unidades regionais do estado, para discutir estratégias e alinhar ações, buscando identificar e resolver problemas específicos de cada região, garantindo uma gestão mais eficiente e eficaz.
De acordo com o diretor-presidente, as visitas às regionais e reuniões periódicas com gerentes fazem parte de um esforço contínuo para aprimorar os processos e garantir a excelência na prestação de serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul: “Com o foco em soluções inovadoras e eficientes, a Sanesul continua a trabalhar para superar os desafios e atender às necessidades da população com qualidade e responsabilidade”, pontuou.
Veja Também
A partir do dia 17 de junho, o atendimento ao público na cidade de Corumbá será feito de forma provisória em outro local. É que a Empresa de Saneamento de Ma...
A seca e os focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense têm alarmado as autoridades públicas, apresentando um dos maiores desafios da história para a re...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população