29 ℃

Cidade

Corumbá tem oito projetos contemplados pelo Fundo Social da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia

Este ano, a Cooperativa deve investir cerca de R$ 2,4 milhões.

Sex, 01 Dezembro de 2023 | Fonte: Da Assessoria


Corumbá tem oito projetos contemplados pelo Fundo Social da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia Com o Fundo Social, os associados da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia apoiam projetos sociais de interesse coletivo voltados para educação, esporte, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e inclusão social. Em Corumbá/MS, os projetos do Instituto Novo Olhar, do J10 Esporte, do SASC – Serviço de Assistência e Cultura Igreja Evangélica Assembleia de Deus, da APACON – Associação dos Pacientes, Amigos e Cuidadores Oncológicos, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, do S M Ebeling, da União Missionária Neo-Testamentária e da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá.

O projeto Formando Campeões para a Vida do Instituto Novo Olhar tem o objetivo de possibilitar o acesso de crianças e adolescentes à prática de esporte na modalidade de “judô” formais de maneira sistêmica e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte: respeito mútuo, regras, trabalho em equipe, superação, comprometimento.

“Com esse recurso, adquirimos novos equipamentos e kimonos, possibilitando melhorar a qualidade dos treinamentos, uma forma de incentivar os alunos a continuarem acreditando no poder transformador do esporte, que pode mudar a vida deles”, destacou o professor Luiz Paulo Ribeiro, Sensei de judô do projeto Instituto Novo Olhar.

Outro projeto na área do esporte é o Programa Geração Olímpica do J10 Esporte, que tem o objetivo de educar pelo esporte, promovendo a cultura esportiva, da atividade física e do lazer, para alcançar o desenvolvimento desportivo, social e integral do indivíduo.

Já o projeto Orquestra Alfa para Todos do SASC – Serviço de Assistência e Cultura Igreja Evangélica Assembleia de Deus, visa atender aos mais necessitados e formar as crianças com uma profissão.

Oferecer um avanço na qualidade de vida ao paciente oncológico utilizando a água Kangen é o objetivo do projeto da APACON – Associação dos Pacientes, Amigos e Cuidadores Oncológicos, também atendido pelo Fundo Social.

O tão conhecido Moinho in Concert 2023 - "A menina passarinha" tem o intuito de fomentar a democratização cultural na região pantaneira, através da realização do espetáculo artístico de dança com música orquestral e coral infanto-juvenil,  encenado por bailarinos, musicistas, colaboradores e participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e artistas convidados.

Já o projeto Evolução - de revendedor a produtor busca finalizar etapas para a aquisição de certificação e assim aumentar o número de envolvidos visando inclusão social para a comunidade. O desenvolvimento do projeto tem também caráter ecológico, buscando a manutenção e conservação do meio ambiente do pantanal. A empresa PantaMel faz comercialização de produtos apícolas com certificação nacional, de outra região do estado e quer passar de revendedor para produtor na região do pantanal localizada na cidade de Corumbá-MS. A intenção é se transformar em uma cooperativa com produtores da região, comprando, embalando e etiquetando mel e os derivados apícolas para uma futura exportação, aproveitando a posição estratégica de fronteira.

O Projeto Social – Instrumentos da Vida-Portal da Fé leva música a crianças e adolescentes e através disso, auxilia na alfabetização. Através das aulas de música, os alunos melhoram a capacidade de memorização, produtividade, aumento da coordenação motora, combate ao estresse e ansiedade, melhora na concentração e foco, combate a perda da capacidade cognitiva e estímulo aos hormônios do bem-estar.

E por fim, o projeto Talentos em Robótica e Desenvolvimento da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá visa iniciar a preparação de bons profissionais ou acadêmicos na área de TI em escolas de Ensino Fundamental e Médio de Corumbá e Ladário. Identificar jovens talentosos nas escolas e aproximar esses jovens talentosos da UFMS-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além de capacitar acadêmicos do curso de Sistemas de Informação a serem instrutores de Tecnologia.

O presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis, destacou que o modelo participativo dos associados é que permite que parte do resultado da cooperativa seja revertido para as comunidades locais. “É nosso papel contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade onde atuamos, essa é a base da cooperação. E é através desse princípio que atuamos nas melhorias sociais onde estamos presentes, ou seja, o resultado financeiro do associado traz um resultado para a comunidade onde ele vive”, explicou.

O Fundo Social é um dos diferenciais da Cooperativa e se insere no 7º Princípio do Cooperativismo: “Interesse pela comunidade" e tem o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas por entidades da região e que atuem em benefício da comunidade, relacionados aos seguintes temas: Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Inclusão Social”, explicou.

Este ano, estão previstos 174 projetos atendidos na Cooperativa e mais de R$ 2,4 milhões investidos nas regiões das 38 agências da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News