Cidade
Micro-ônibus vai facilitar acesso ao Porto Geral durante Festival América do Sul
A medida visa atender especialmente pessoas com mobilidade reduzida e idosos, mas estará disponível para toda a população durante os dias do evento, que vai até 18 de maio.
Qui, 15 Maio de 2025 | Fonte: Assessoria PMC

A diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Mariana Ricco, informou nesta quinta-feira, 15 de maio, que o Festival América do Sul (FAS) contará com transporte coletivo gratuito para garantir acessibilidade ao Porto Geral, onde se concentra toda a estrutura do evento. A medida visa atender especialmente pessoas com mobilidade reduzida e idosos, mas estará disponível para toda a população durante os dias do evento, que vai até 18 de maio.
A principal novidade é a implantação de um micro-ônibus gratuito, que circulará a cada 30 minutos (ou com maior ou menor frequência conforme a demanda GRATUITO). Com ponto de partida próximo ao Terminal da rua Antônio Maria. “A ideia é facilitar o acesso da população ao Porto Geral, especialmente daqueles que têm dificuldade de locomoção”, explicou Mariana.
Durante o Festival, o trajeto do micro-ônibus sofrerá alterações conforme o horário. Antes das 15 horas, o veículo descerá pela Ladeira José Bonifácio, seguirá no sentido da rua Manuel Cavassa e subirá pela Ladeira Cunha e Cruz. Após esse horário, o percurso será invertido: o micro-ônibus descerá pela Ladeira Cunha e Cruz, fará o retorno na Prainha e subirá novamente pela mesma via.
Além do micro-ônibus, duas linhas expressas – uma na parte alta e outra na parte baixa da cidade – serão disponibilizadas, com mais de 50 pontos de embarque e desembarque. As demais linhas do transporte coletivo funcionarão normalmente, sem alterações.
Mariana também informou que as interdições para acesso ao Porto Geral começarão às 08 horas da manhã. O trânsito será parcialmente permitido em alguns trechos para embarque e desembarque até as 15h, especialmente pela Ladeira José Bonifácio, no sentido Manuel Cavassa, e subida pela Ladeira Cunha e Cruz. “Pedimos a compreensão da população, pois o estacionamento na região estará mais limitado durante os dias de festival”, alertou.
Serviço
As interdições serão divididas em dois momentos distintos, ao longo do dia
1. Intervenção na Ladeira José Bonifácio e arredores:
Até às 15h, a Ladeira José Bonifácio estará liberada em sentido único, com fluxo permitido da Rua Manoel Cavassa em direção à Ladeira Cunha e Cruz. Esse trecho, vale reforçar, não será mão dupla — é apenas um sentido.
Após às 15h, esse trecho será fechado para veículos e liberado apenas para pedestres, garantindo segurança nas áreas de maior circulação de pessoas.
Já a Ladeira Cunha e Cruz, a partir desse horário, funcionará em sentido duplo, possibilitando o embarque e desembarque, especialmente de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, próximo às áreas centrais do evento.

2. Interdição no outro extremo da Orla Portuária:
A Ladeira Cáceres e a Via Beira-Rio também terão alterações: durante todo o período do festival, passarão a operar em sentido único, organizando o fluxo de veículos e permitindo o bom andamento da programação.
E temos uma novidade muito positiva para a população: a gratuidade do transporte coletivo em rotas especiais para o festival!
A Prefeitura Municipal, através da AGETRAT e em parceria com a VCC, vai disponibilizar um micro-ônibus gratuito, saindo do terminal da Antônio Maria com destino à Orla Portuária, passando pela Ladeira Cunha e Cruz. Esse serviço foi pensado para facilitar o acesso das pessoas, principalmente à noite e nos horários de maior movimento.
Além disso, terão duas linhas expressas, uma para a parte alta e outra para a parte baixa da cidade, com 50 pontos de embarque e desembarque, levando a população diretamente ao Festival. As rotas atenderão aos horários da programação.
Horários de dois ônibus expressos extras para atender somente o Festival, o último vai depender do término do evento. (Cobrança normal)


Dia 15/05
17:40
18:50
20:10
21:30
Dia 16/05
17:40
18:50
20:10
21:30
Dia 17/05
17:40
18:50
20:10
21:30
Dia 18/05
16:30
17:30
18:30
19:30
20:30
21:30
Tudo Sobre
agetrat porto-geral-corumba prefeitura-de-corumba festival-america-do-sul-2025 18a-edicao-do-festival-america-do-sul fasVeja Também
Documentário sobre fé, doçura e resistência no coração do Pantanal tem pré-estreia neste sábado
Em Corumbá, no coração do Pantanal, há uma cidade inteira que, ao som dos atabaques e do perfume dos doces coloridos, vira terreiro. E não apenas um terreiro...
Últimas Notícias
- 15 de Maio de 2025 Marcelo Araújo solicita estudos para plantio de 43 mudas de palmeiras imperiais na General Rondon
- 15 de Maio de 2025 Delegacia de Corumbá realiza fiscalização em empresas de reciclagem na cidade
- 15 de Maio de 2025 Governo altera regra de transição do Bolsa Família; entenda
- 15 de Maio de 2025 Escadinha da XV está liberada temporariamente durante o Festival América do Sul
- 15 de Maio de 2025 Sala de vacinação será inaugurada no ESF Centro em Ladário
- 15 de Maio de 2025 J&F compra participação da Paper Excellence na Eldorado Brasil Celulose e encerra litígio
- 15 de Maio de 2025 Micro-ônibus vai facilitar acesso ao Porto Geral durante Festival América do Sul
- 15 de Maio de 2025 Receita com exportação de industrializados de MS registra US$ 586,9 milhões em abril
- 15 de Maio de 2025 Bombeiros controlam incêndio em carreta semi reboque carregada com minério na estrada da Codraza
- 15 de Maio de 2025 Trabalhador rural fica ferido após sofrer queda de cavalo na região do Porto da Manga
- 15 de Maio de 2025 Prefeitura e Estado destacam estrutura do Festival América do Sul no Porto Geral
- 15 de Maio de 2025 Bombeiros atendem homem esfaqueado sobre túmulo no cemitério Santa Cruz
- 15 de Maio de 2025 Vereador Jovan Temeljkovitch questiona falta de abastecimento de água no Tamarineiro II Sul
- 15 de Maio de 2025 Presidente da Petrobras critica distribuidoras por não repassarem redução dos combustíveis aos consumidores: "incomoda"
- 15 de Maio de 2025 Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024, em comparação com 2023, cinco dos seis biomas registraram redução