Cidade
Para discutir racismo e xenofobia, Moinho Cultural promove júri simulado com crianças e adolescentes
Atendidos da Cidade Dom Bosco também vão participar da atividade, que acontece nesta sexta-feira (7).
Ter, 04 Junho de 2024 | Fonte: Karine Dias/Assessoria

Na sexta-feira (7), a partir das 14h, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano promove um júri simulado, com a colaboração da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), para discutir racismo e xenofobia com crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Participantes do PCAF (Programa Criança e Adolescente Feliz), da Cidade Dom Bosco, também vão acompanhar o júri.
Já em preparação para o júri simulado, as crianças e adolescentes do Moinho Cultural e da Cidade Dom Bosco participaram de encontros com os professores Antônio Leonardo e Priscila Tinelli, do curso de Direito da UFMS - CPan, em que foi explicado o funcionamento do tribunal do júri e os papeis desenvolvidos pelas partes no julgamento. Acadêmicos da UFMS que fazem parte do projeto de extensão também foram capacitados ao longo destes encontros para conduzirem a atividade.De acordo com a assistente social, o racismo e xenofobia foram escolhidos como tema justamente por conta da quantidade de casos que são noticiados. “Queremos levar à reflexão de que não precisa ser maior de 18 anos para que haja uma consequência dos atos praticados. Assim, tornando as crianças e adolescentes bons cidadãos, cientes dos seus direitos e deveres”, destaca.
Já em preparação para o júri simulado, as crianças e adolescentes do Moinho Cultural e da Cidade Dom Bosco participaram de encontros com os professores Antônio Leonardo e Priscila Tinelli, do curso de Direito da UFMS - CPan, em que foi explicado o funcionamento do tribunal do júri e os papeis desenvolvidos pelas partes no julgamento. Acadêmicos da UFMS que fazem parte do projeto de extensão também foram capacitados ao longo destes encontros para conduzirem a atividade.
“Nessa primeira mostra, será levado a julgamento um caso adaptado de injúria racial em contexto escolar, que promoverá reflexões com toda comunidade escolar sobre a importância do combate ao racismo nas escolas, com a possível responsabilização dos agentes infratores. A atividade tem cunho pedagógico e busca dialogar com a sociedade corumbaense sobre problemas recorrentes”, pontua o professor Antônio Leonardo.
Para o coordenador da Cidade Dom Bosco, a participação dos adolescentes da instituição no júri simulado é importante para conscientizá-los da importância de combater tanto o racismo quanto a xenofobia. “Essas são violências que eles encontram no ambiente escolar e em outros ambientes em que estão inseridos. A Cidade Dom Bosco tabalha continuamente as temáticas, pois sabemos a importância de preparar os adolescentes para combaterem essas violências. As instituições juntas fortalecem a preparação desses atendidos para serem multiplicadores em todos os ambientes, com o objetivo de combater essas violências que infelizmente ainda estão presentes em nossa sociedade”, defende.

Veja Também
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (4) que o crime de injúria racial deve ser aplicado somente nos casos de ofensa...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas