25 ℃

Cidade

Vara Criminal de Corumbá realiza 45 júris em 2024 para atender à alta demanda

Entre os casos mais emblemáticos julgados em 2024, destaca-se o de um feminicídio ocorrido no Natal de 2023.

Sex, 17 Janeiro de 2025 | Fonte: Assessoria TJMS


Vara Criminal de Corumbá realiza 45 júris em 2024 para atender à alta demanda
Divulgação
Em 2024, a Vara Criminal de Corumbá se destacou pelo empenho na realização de júris, alcançando a marca de 45 julgamentos ao longo do ano. Para conseguir atender à alta demanda de processos criminais na comarca, a unidade implementou um planejamento estratégico que incluiu o agendamento de um júri semanal, visando evitar o acúmulo de casos e garantir celeridade aos processos, com respostas rápidas à sociedade e às partes envolvidas.
 
Entre os casos mais emblemáticos julgados em 2024, destaca-se o de um feminicídio ocorrido no  Natal de 2023. O vaqueiro de 30 anos matou sua companheira a facadas após discussão do casal sobre um relacionamento anterior do acusado. O homem foi levado ao julgamento popular no dia 4 de setembro de 2024 e, após análise das evidências e depoimentos, foi condenado pelo Tribunal do Júri, sob a presidência do juiz Idail De Toni Filho, a uma pena de 21 anos e 4 meses de reclusão.
 
Este caso, que chocou a comunidade local, refletiu a seriedade com que a Vara Criminal de Corumbá tem tratado crimes de violência doméstica e feminicídios, temas prioritários nas pautas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob a presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins.
 
Para o juiz titular da Vara Criminal de Corumbá, a marca de 45 júris realizados em 2024 reflete a determinação da Justiça local em resolver os casos com agilidade, enfrentando as questões criminais de maneira justa e transparente. Ainda para o magistrado, além de garantir o andamento dos processos, a eficiência na realização dos júris proporciona uma maior sensação de justiça para a população local.
 
O primeiro júri de 2025 está marcado para o dia 29 de janeiro, quando será julgado um caso de homicídio com arma de fogo, cometido em 2017. Além disso, outros cinco julgamentos pelo Tribunal do Júri já estão confirmados para o mês de fevereiro.
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

TJMS reconhece legalidade na cobrança da Taxa do Lixo em Corumbá

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negou recurso solicitado por dois vereadores e considerou legal a cobrança da Taxa de Resíduos Sólidos (TR...

Justiça de MS realiza mutirão processual em novembro

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) vai realizar mutirões processuais penais ao longo de novembro, com o objetivo de reavaliar prisões. A inic...

Operação Omertà obtém nova vitória no processo que condenou réu a 15 anos de prisão por extorsão

Em decisão unânime obtida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS) negou provimento ao ...