Ahmad Schabib Hany
UFPANTANAL GANHA APOIO DE LÍDERES COMUNITÁRIOS, PARLAMENTARES E PESQUISADORES EM MS
Dom, 06 Abril de 2025 | Fonte: Ahmad Schabib Hany
Desde o dia 2 de abril, Mato Grosso do Sul começa a conhecer o projeto inovador, inclusivo e integrador da Universidade Federal do Pantanal, que ganha apoio de líderes comunitários, parlamentares e pesquisadores.
Uma comitiva integrada pelos docentes universitários Helvio Rech (UNIPAMPA), Ilsiany Kamitta (UFGD) e Ilídio Roda (UFMS) e Márcia Rolon, ex-vice-prefeita de Corumbá e fundadora e dirigente do Moinho Cultural, fez uma peregrinação por diversas entidades e instituições da capital desde o dia 2 de abril. O ponto alto da jornada é o seminário a ser realizado na sede do Instituto Moinho Cultural, em Corumbá, nesta sexta-feira, 4 de abril, às 18 horas, seguido de recital de grupo internacional Bossa Livre.
A deputada estadual Gleice Jane (PT) e seu colega corumbaense Paulo Duarte (PSB), ex-prefeito da Capital do Pantanal, se reuniram com a comitiva da UFPantanal na véspera da manifestação do Professor Helvio Rech na Assembleia Legislativa para explicar sobre aspectos inéditos desse projeto de Universidade-Bioma e Espaço Comum de Educação. Na sessão do dia 3, no plenário da ALEMS, durante a exposição do interlocutor do Movimento UFPantanal, a maioria dos parlamentares demonstrou surpresa e deu seu importante apoio ao projeto que pretende promover o desenvolvimento científico, bem como econômico, social e ambiental, da mais importante região de Mato Grosso do Sul.
Na tarde do dia 2, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ADUFMS). na capital, os interlocutores Ilídio Roda, Ilsiany Kmitta e Helvio Rech fizeram uso da palavra em um debate bastante rico e que em muito contribuiu para o início do processo de discussão com os diferentes segmentos sociais, culturais, econômicos e políticos sul-mato-grossenses. Da mesma forma, no campus de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves promoveu um importante momento de debate com os interlocutores do Movimento UFPantanal para conhecer e refletir sobre o projeto da ainda pioneira Universidade-Bioma, com dois vieses, o relativo ao bioma Pantanal e o conectado à sui generis localização de Corumbá, em três fronteiras internacionais: além do Brasil, Bolívia e Paraguai.
AGENDA EM CORUMBÁ
A vinda, dia 4, a Corumbá da Deputada Camila Jara (PT), autora do projeto de indicação que propõe a criação da UFPantanal, na comitiva do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, interlocutores do Movimento UFPantanal estarão se reunindo com o membro do Governo Federal e a jovem parlamentar para estreitar laços e viabilizar o anúncio pelo Presidente Lula durante os trabalhos da COP 30, em Belém, no mês de novembro deste ano.
A parlamentar sul-mato-grossense, hoje vice-líder da bancada governista na Câmara dos Deputados, tem sido porta-voz do Movimento UFPantanal junto aos ministros e chefes de autarquias e empresas públicas do Governo Federal, bem como com os seus colegas do Legislativo em Brasília. Não são poucos os líderes políticos nacionais que já deixaram seu apoio e entusiasmo pela iniciativa da Deputada Federal Camila Jara. Por meio de assessores dos ministros mais próximos do Presidente Lula, diversas manifestações já foram tornadas públicas, mas temos o cuidado de divulgar para não comprometer esse importante apoio nos altos escalões da capital federal.
Na estada em Corumbá do Professor Helvio Rech, serão realizadas diversas reuniões setoriais por temas e segmentos laborais, sociais e econômicos. As primeiras delas são com pesquisadores e técnicos da Embrapa Pantanal, na segunda-feira, dia 7 de abril, às 9 horas, na sede da empresa de pesquisa, com a presença da chefe-geral do centro de pesquisas, Pesquisadora Suzana Maria Salis, além do docente universitário e Pesquisador Alberto Feiden, que tem se dedicado à estruturação de escolas de formação das famílias agrícolas no Pantanal.

E é com esse segmento que, à tarde de 7 de abril, às 14 horas, membros da Associação da Escola Agroecológica da Família Agrícola do Pantanal (AEFAAP), na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (SIMTED), estarão reunidos para conhecer e debater sobre os parâmetros da UFPantanal. O público é heterogêneo, pois estarão ali agricultores familiares, professores das áreas rural e urbana e interlocutores do Movimento UFPantanal ligados a diferentes atividades. Um expressivo número de interlocutores do movimento de criação da Universidade Federal do Pantanal participa da campanha de implantação da EFAAP, focada na formação profissional, em nível médio, das novas gerações dos mais de sete projetos de assentamento da Reforma Agrária em Corumbá e Ladário.
As famílias das populações Guató da Aldeia Uberaba e da Barra do São Lourenço, sejam residentes ou em trânsito por Corumbá, foram contatados pelo Professor Anísio Guató e também estarão reunidos com a comitiva integrada pelos docentes pesquisadores Helvio Rech e Ilsiany Kmitta. Consta do projeto pioneiro um conjunto de oportunidades às populações pantaneiras — indígenas, pescadores, agricultores familiares, artesãos, piloteiros etc —, o que torna a UFPantanal um modelo para o desenvolvimento inovador, inclusivo e integrador do Pantanal.
Os docentes universitários de Corumbá estarão em reunião coordenada pela Associação dos Docentes da UFMS (ADUFMS regional Pantanal) e os interlocutors do Movimento UFPantanal para conhecer melhor o projeto inovador, inclusivo e integrador, baseado no inédito modelo Universidade-Bioma com articulação no Espaço Comum de Educação, inspirado no projeto do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. O Professor Helvio Rech, aliás, é coordenadro de um grupo de trabalho que está finalizando o projeto inspirado no legado de Mujica no Brasil.
Segmentos como pecuaristas, grande agricultores, exportadores, comerciantes de atacado e de varejo, empresários de turismo, hospitalidade, logística, militares e do serviço público também estarão em reunião para abrir uma janela de oportunidades a todos os segmentos. A criação da UFPantanal causará importante impacto econômico e social não só em Corumbá e Ladário, como em toda a região do Pantanal. Basta vermos o avanço em Dourados depois da criação da UFGD, que a tornou uma das melhores cidades em toda a Região Centro-Oeste brasileiro.
Ponto alto da agenda em Corumbá, o seminário sobre a UFPantanal representa marco de transformação para o Pantanal em território sul-mato-grossense. Ao lado de Márcia Rolon e de representantes do Ministério da Cultura voltados para a integração latino-americana, o Professor Helvio Rech mostrou a repercussão propositiva do projeto de Universidade Federal do Pantanal, que já repercute junto aos escalões decisivos de Brasília.
Mas a mobilização em Corumbá, Ladário e em todo o estado é fundamental, pois a conquista dessa importante instituição de pesquisa e formação de futuros profissionais não só assegurará, com a maior brevidade, a construção das instalações como o próprio codiano da população urbana e rural. Não esqueçamos de que, para deixar de continuar sendo a BR 262, a única saída para os jovens desejosos de novo porvir e suas famílias, é preciso empreender nessa verdadeira indústria de conhecimento, de novos profissionais e, sobretudo, da conservação do Pantanal e da transformação da cidade pantaneira mais importante dos dois estados.
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população