31 ℃

Gregório José

PESSOAS MAIS VELHAS E APOSENTADAS PODEM VOLTAR AO MERCADO DE TRABALHO VALORIZADAS

Sáb, 18 Fevereiro de 2023 | Fonte: Gregório José


Portugal talvez seja a nação com maior preocupação em reaproveitar a mão de obra de pessoas com idade avançada, os chamados idosos ou velhos, “vovôs”. Isso mesmo! O avanço tecnológico dos últimos tempos precisa de profissionais e, esta nação milenar, conquistadora de muitos continentes e fundadora de muitos países está diminuindo e é preciso aproveitar a experiência dos mais velhos. Contudo, precisa que eles estejam aptos a operar este mundo moderno.

Por este motivo é que o governo português busca aproveitar estes trabalhadores que estão aposentados, mas ainda podem exercer uma atividade laboral remunerada. Além de melhorar a qualidade de vida, ajudará o País a se manter entre as nações de primeiro mundo mais ativas do planeta.

A “conversão de competências” do Ministério do Trabalho de Portugal é um reconhecimento de que é preciso avaliar o envelhecimento mundial e, nada melhor do que começar por onde existam profissionais prontos para o mercado.

As pessoas podem estar com mais idade, serem chamadas de velhas, mas não estão inválidas. Não precisam se recolher aos lares ou serem excluídas. Vejam o turismo mundial, mais de 50% é mantido e movimentado pelos mais velhos que aproveitam o tempo de ócio para viajar e conhecer outras culturas e nações.

Para afirmar este pensamento do Ministério do Trabalho Português é preciso avaliar que as empresas estão promovendo e incentivando a empregabilidade da chamada terceira idade.

O programa governamental denominado de “Up Skill” une em um compromisso tripartite a formação destas pessoas em até seis meses, para competências digitais.

Porém, é bom lembrar que não se pode explorar estas pessoas. Elas já contribuirão, mas não são inúteis. Até mesmo a ONU entende que é preciso discutir as questões laborais no período pós-pandemia.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

ALÉM DA SUPERFÍCIE DA LIDERANÇA E DA ALMA HUMANA

Na encruzilhada dos mundos tangíveis e intangíveis, vislumbra-se o embate perene entre os padrões arquetípicos que forjam a condição humana. No palco da lide...

ENTRE CAFÉS E FOFOCAS NO PODER PÚBLICO E NAS IGREJAS

Na pacata cidade de Trolândia, onde as ruas são estreitas e as vacas têm mais destaque que os políticos, a fofoca na Câmara Municipal é mais quente que o caf...

UMA REFLEXÃO SOBRE O PODER DO SEGREDO

Me indagaram dia desses por que é difícil se guardar um segredo. Sorrindo, respondi: o segredo entre duas pessoas só estará guardado se uma delas estiver mor...

DO CASULO PESSOAL À TRANSFORMAÇÃO PROFISSIONAL

Ah, meu caro, quando ouço essa história da metamorfose da lagarta para a borboleta, confesso que não sei se devo aplaudir ou pedir uma pipoca para assistir a...

Últimas Notícias