29 ℃

Cultura

Augusto César Proença é tema de Leituras e Conversas na ASL

O corumbaense Augusto César Proença ocupou a cadeira nº 28 da ASL.

Ter, 08 Julho de 2025 | Fonte: Assessoria ASL


Augusto César Proença é tema de Leituras e Conversas na ASL
Foto: arquivo/Correio de Corumbá

Augusto César Proença é tema de Leituras e Conversas na ASLA obra do escritor sul-mato-grossense Augusto César Proença será abordada nas Leituras e Conversas que a  realiza, nesta quinta-feira, dia 10, com entrada franca no auditório da instituição, às 19h30min. Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco são as imortais que apresentam e coordenam, na ASL, as edições do “clube de leitura” que a Academia promove ao público.

Como convidada, a corumbaense e professora da UEMS Suzylene Araújo participará do evento, contribuindo com análises sobre a obra de Proença. Segundo o presidente da ASL, escritor e publicitário Henrique de Medeiros, Proença foi “muito ligado à cultura e história pantaneira retratando a vida, a cultura e a sua natureza, sempre com um estilo realista e regionalista, abordando personagens e situações típicas da região”. Para Medeiros, Proença “buscou, também, resgatar a memória e a identidade pantaneira, valorizando suas tradições e sua diversidade”.

Augusto César Proença é tema de Leituras e Conversas na ASLAUGUSTO CÉSAR PROENÇA

Augusto César Proença ocupou a cadeira nº 28 da ASL. Professor, contista, historiador brasileiro e pesquisador da cultura pantaneira e regional, Proença era natural de Corumbá (MS) e formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Região dos Lagos (Cabo Frio, Rio de Janeiro). Foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da Academia Corumbaense de Letras e do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, sendo que, durante décadas, colaborou com o Suplemento Cultural (Caderno B) do Jornal Correio do Estado (Campo Grande/MS); e para a Revista da ASL.

Entre suas obras publicadas, estão “Snackbar” (1979), “Raízes do Pantanal” (1989), “A Sesta” (1993), “A condução” (1995), “Pra qualquer lugar” (1995), “Nessa poeira não vem mais seu pai” (1996), “Pantanal: gente, tradição e história” (1997), “Corumbá de todas as graças” (2003) e “Memória Pantaneira” (2004); foi roteirista e diretor do curta-metragem “A poeira”, baseado no seu conto “Nessa poeira não vem mais seu pai”. Participou também de várias Antologias nacionais.

Augusto César Proença é tema de Leituras e Conversas na ASLAugusto César Proença recebeu várias premiações, entre elas o Concurso de contos “Ulisses Serra” (Campo Grande / MS), Prêmio de Edição Concurso Academia Valenciana de Letras e Contos “O Tio” (Valença / RJ); Prêmio de Edição Concurso da Editora Litteris Conto Paz e Amor (Rio de Janeiro / RJ) e 1° lugar no Grande Concurso de Contos e Poesia do Brasil Editora Litteris (Rio de Janeiro / RJ). Bastante participativo culturalmente, Augusto César Proença se fez presente e participou de inúmeros Encontros, Festivais, Congressos e Simpósios relativos a atividades literoculturais. A Cadeira 28 da ASL pertenceu anteriormente ao saudoso acadêmico Lécio Gomes de Souza.

SERVIÇO

Leituras e Conversas na ASL

“Augusto César Proença”

Dia 10 de julho de 2025, às 19h30min

Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653

(Altos do São Francisco)

Entrada gratuita, evento presencial, traje esporte

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias