Cultura
Corumbá reconhece Carnaval Pluricultural Fronteiriço em programação oficial
Além das atrações já tradicionais do carnaval cultural de Corumbá, poderá contar com participações das representações carnavalescas da Bolívia e do Paraguai.
Qua, 07 Fevereiro de 2024 | Fonte: Assessoria PMC

A Terça-feira de Carnaval em Corumbá passa a ser reconhecida como “Carnaval Pluricultural Fronteiriço” pela Prefeitura de Corumbá por meio da Lei 2.927, datada de 06 de fevereiro e publicada em Diário Oficial do Município em mesma data.
A lei institui que “a programação oficial, na data referida, passará a contar com atrações carnavalescas dos países vizinhos como forma de promover a integração e o enriquecimento da folia tradicional em Corumbá”.
Ou seja, além das atrações já tradicionais do carnaval cultural de Corumbá, como Corso, Frevo, Pastorinhas, Marinheiros, Palhaços e os Cordões Carnavalescos, a programação poderá contar com participações das representações carnavalescas da Bolívia e do Paraguai.
“Não é novidade para ninguém que a cultura é o mais potente viés de integração entre os povos. E pelo fato de Corumbá vivenciar a rotina de fronteira, essa interação faz torna se parte do nosso dia-a-dia. Todos nós que aqui moramos, sentimos em alguma escala essa interação, seja na culinária, na música, na dança ou no jeito de falar, por isso reconhecer as expressões genuínas da maior festa popular de ambos os países dentro do nosso território fronteiriço legitima aquilo que já praticamos”, disse Joílson Silva da Cruz.
“Há alguns anos, as danças da cultura boliviana abrilhantam nossa programação oficial do carnaval em Corumbá, sendo muito bem recepcionadas por nossos foliões que são formados por corumbaenses, turistas de outras partes do país e muitos cidadãos bolivianos que escolhem Corumbá para viver a folia carnavalesca, reforçando nossa economia com a presença deles”, explicou.
Pelo texto legal fica estabelecido que as atrações e horário de apresentações serão definidos pelo “Poder Executivo Municipal, por meio de Secretarias ou Fundações responsáveis pela coordenação do Carnaval, juntamente com o representante diplomático do país em questão” que ainda ficarão responsáveis pelas “logística e estrutura para as apresentações de maneira conjunta”.
Confira a programação da Terça-feira, 13 de fevereiro:
Local: Passarela do Samba - Horário: 20h
Desfile de Corso (carros antigos)
Desfile de Fuscas
Bonecões
Corte de Momo
Ala das Pastoras
Ala dos Marinheiros
Bloco do Frevo
Cordões Carnavalescos: Cinelândia/Paraíso dos Foliões/Flor de Corumbá/Cravo Vermelho
Escola de Samba Mirim - Corumbá do Amanhã
Desfile do Bloco dos Palhaços
Apresentação Cultural de Danças da Bolívia.
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população