Economia
A NOVA MODALIDADE DE TREINAMENTOS PARA EMPRESAS
Dom, 11 Fevereiro de 2024 | Fonte: Uemerson Florêncio
Antes e ainda depois da pandemia, observa-se muitos profissionais e empresas prestando o serviço de treinamento empresarial para os diversos tipos e seguimentos de empresas privadas dentro de teatros ou nos auditórios de hotéis ou entidades do setor. Para tanto, atender todos os tipos públicos sem qualquer filtro épraticamente impossível, em função das particularidades, desafios e problemas que cada uma destas empresas transita.
No entanto, reunir funcionários num só local em formato escolar ou auditório, apenas tornaria um treinamento genérico com abordagens realmente ampla e variada e por vezes, até superficiais. Hoje busca-se respostas práticas para questões de ordem idem. Chega de slide na parede sem qualquer aplicabilidade, roupinhas bonitinhas e perfumes cheirosinhos para impressionar a plateia. É hora de responder ao vivo, agregar em tempo real, treinar os colaboradores onde as rotinas acontecem, ou seja, dentro das instalações da empresa.
É importante ser bem direto e dizer o seguinte, temas como: Qualidade ou excelência no atendimento ao cliente, comunicação persuasiva, marketing de relacionamento, liderança, marketing pessoal, oratória, estratégias de negociação, análise da linguagem corporal, gestão da inteligência emocional, entre outros tantos conteúdos empresariais se recomenda abordagem pragmática de modo que o seu elenco ponha em prática de modo a gerar diferencial competitivo de fato.
Vamos lá, um tema que contemple o atendimento ao cliente, a postura dos funcionários e a lucratividade, certamente traria resultado genérico e com baixo índice de aproveitamento, se não adotar uma abordagem prática. Imaginemos um treinamento com os seguintes negócios: Loja de roupas, açougues, motéis, gráficas, oficina mecânica, joalheria, distribuidora de gás, lanchonetes, provedores de internet, clínicas, concessionárias de veículos leves e pesados, churrascarias, supermercados, hotéis, laboratórios entre outros.
Reflitamos: Será que neste formato de treinamento haveria condições reais de alcançar as particularidades de uma empresa em específico? Certamente não. E, para começar, o treinador para tentar atender as expectativas da maioria destas diversas empresas, seria forçado ter uma linguagem realmente genérica, como se diz no popular, “teria que agradar a gregos e troianos” e não falaria dentro da realidade de nenhum negócio de forma específica.
Por acreditar que os funcionários devem aprender onde se trabalha. É o mesmo que afirmar: Um time de futebol deve ser treinamento em campo, afinal, não é no meio da rua que se treina para viver um campeonato num estádio.O aprendizado é significativo quando os seus participantes são estimulados de algum modo a ação e a interação raciocinada. Ser treinado nas instalações da empresa possibilita aos colaboradores um melhor cenário exploratório, não só quanto ao número de perguntas que podem ser realizadas quanto ao número de respostas que podem ser obtidas.
Vale acrescentar também, que o retorno sobre o investimento financeiro realizado no treinamento, proporciona engajamento direto da equipe capacitada, onde as suas rotinas com os clientes são executadas.
É muito importante que tal treinamento prático seja ministrado por um orientador dotado de formação interdisciplinar, visão sistêmica da gestão empresarial, ferramentalizado por um vasto programa de conteúdos estratégicos e orientados para as suas principais necessidades dentro do tema proposto.
Quando se fala em treinamento prático entenda-se por adoção de uma metodologia que sensibilize, mobilize e capacite nos termos que a empresa necessita e que vise os resultados esperados. É importante destacar que traçar e apresentar no papel um plano de conteúdos variados para a empresa é uma coisa, realizar o reconhecimento da realidade desta empresa e atuar em seus problemas de modo cirúrgico é outro aspecto totalmente diferente.
É importante fazer tal distinção porque na hora de vender muitos profissionais ou empresas de treinamentos querem efetivar a sua venda também. Muitos, o que não é a maioria, vale ressaltar, só querem realmente vender os seus serviços e estão pouco se atentando ou cuidando de se atentar para as necessidades, apelos ou as crises nas quais a empresa está envolvida.
Já há outros profissionais ou empresas que trazem em seus valores o profundo respeito e cuidado no sentido de realizar o reconhecimento da realidade da empresa de seu potencial cliente. Eles têm o zelo para mapear a origem das problemáticas existentes, conseguem enxergar o trajeto destes problemas, pois tecnicamente conseguem identificar onde nascem e por onde caminham, bem como, sabem quais serão os resultados esperados, se não houver trato digno. Sendo assim, são exímios profissionais no enfrentamento de tais demandas, são cirúrgicos e promovem a cura da empresa.
Estes servidores da excelência em treinamentos se utilizam de metodologias que se utilizam de dinâmicas e jogos empresariais com múltiplas finalidades para melhor atuar na problemáticas das empresas, principalmente quando se refere as melhorias que envolvem a excelência no atendimento.
Muitas empresas até hoje não sabem por que o dinheiro passa na porta delas e não entra, fazem altos investimentos em fardamentos, alteram a fachada da empresa e exploram o vitrinismo com altos empenhos no desing de interiores e paisagismo da empresa, investem vultosos valores em programas tecnológicos, fazem lindas plotagens nos veículos, colocam influencers para divulgar nas redes sociais, fazem belíssimas fotografias e vídeos com inúmeros efeitos especiais, outros até expõe com os depoimentos dos clientes, mas ainda assim, não conseguem gerar a alavancagem esperada. Mas esquecem de atuar com e para as pessoas que fazem a empresa acontecer!
O que não quer dizer que eles façam milagres, afinal como toda saúde empresarial passa por inúmeros fatores que harmonicamente bem ajustados resultam em empresas sólidas e sadias, o que permitem que elas façam entregas de serviços além das expectativas dos seus clientes.
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