24 ℃

Educação

Chapa Alternativa traz candidaturas de ativismo na categoria e compromissos com educação inclusiva e de qualidade

A chapa tem como candidatos os professores Joaquim de Oliveira Neto e Elizângela Maia. As eleições serão realizadas no dia 02 de junho.

Ter, 22 Abril de 2025 | Fonte: Edson Moraes/Assessoria


 Chapa Alternativa traz candidaturas de ativismo na categoria e compromissos com educação inclusiva e de qualidade
Professor Joaquim e Elisângela Tiago Maia, candidatos a presidente e vice

Um ensino público de qualidade e gestão democrática, lastreado por compromissos com a efetiva participação da sociedade civil e legitimado pela atuação propositiva de suas representações sindicais – é assim que se pode resumir o perfil programático da Chapa 2 “Alternativa”, que disputa o comando da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems). A chapa tem como candidatos os professores Joaquim de Oliveira Neto e Elizângela Maia. As eleições serão realizadas no dia 02 de junho.

O professor Joaquim é um ativista de reconhecida presença nas lutas mais importantes em defesa do Magistério de Mato Grosso do Sul. Com a sua larga experiência e a credibilidade legitimada por 30 anos de dedicação às causas do conhecimento, sua candidatura vem somando significativos apoios de antigas e novas gerações de educadores e educadores em todo o Estado.

MOTIVAÇÕES - A militância do professor Joaquim teve início na adolescência e na juventude, em Campinápolis (MT), participando de movimentos estudantis e grupos da Pastoral da Juventude. Neste contexto despertou e cresceu sua vocação para fazer o combate pela justiça e a igualdade social, motivado pelos exemplos humanistas de pessoas como o bispo católico Dom Pedro Casaldáliga, na luta pelos povos indígenas e contra a violência nos conflitos agrários.

Cursou Filosofia no Seminário Maria Mãe da Igreja (SP) e depois na Universidade católica Dom Bosco (UCDB), onde fez parte do movimento estudantil e comunidades de base. Foi representante do Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil). Professor de História, tornou-se servidor efetivo em 2000, após ser chamado para a Secretaria Estadual de Administração.

Depois, na Secretaria de Educação coordenou importantes políticas públicas de programas de “Educação Básica no Campo”, “Escolar Indígena”, “Especial”, “EJA” e o “Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos” (Mova). Em 2004, trabalhou pela eleição do deputado federal professor Antônio Carlos Biffi. Assumiu nos anos seguintes a coordenação do setor de Patrimônio do Estado e uma vaga de conselheiro na Vara de Execução Penal, trabalho que mantém há mais de 25 anos no contexto da ressocialização.

Joaquim formou-se em Direito pela UCDB em 2012. Conselheiro do curso, também presidiu a comissão de formatura e o histórico Daclobe (Diretório Acadêmico Clóvis Bevilácqua). É criador do Grupo Guaicurus, que renovou o movimento estudantil no curso de Direito. No serviço público, atua na capacitação de servidores pela Fundação Escola de Governo. Atuou também no setor jurídico da Secretaria de Educação e na Fundesporte, sob a presidência de Marcelo Miranda, exercendo um papel ativo na representação sindical. Há mais de 20 anos é filiado à ACP-MS .

TRAJETÓRIA DE MÉRITOS – A douradense Elizângela Maia é educadora há mais de 25 anos. Com amplo reconhecimento nas lutas pelo ensino público, gratuito, laico, democrático e socialmente referenciado, ela é doutora em Educação pela Universidade Federal da Gran de Dourados (UFGD). Em sua trajetória, entre outras missões presidiu o Consellho do Fundeb e foi dirigente sindical por dois mandatos no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Sinted).

Esteve à frente de importantes conquistas para a categoria, como a negociação do piso salarial para a jornada de 20 horas, a implementação de 1/3 de hora-atividade e a reestruturação das carreiras da educação no município. Candidata à vice-presidência da Fetems, ela aposta no interesse da categoria em fortalecer o movimento sindical, tanto para melhoria do atendimento aos federados como na ampliação de conquistas fundamentais na pauta de valorização dos educadores.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

FETEMS: Silêncio da direção sobre edital de eleição gera estranheza na categoria

A descoberta de um ato falho dos atuais dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), publicando em apenas um jornal ...

Professor Joaquim inscreve Chapa Alternativa e Fetems terá disputa

Marcadas para o próximo dia 02 de junho, as eleições  para a diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) terão duas c...

EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”

A Escola Estadual 2 de Setembro, que oferta ensino em tempo integral em Ladário, participa ativamente do Projeto “ Estudantes no Controle/2025”, promovido pe...

Últimas Notícias