18 ℃

Educação

Planejamento institucional será tema de audiências públicas

Nesta semana, eventos serão realizados em Dourados e Ponta Porã, como uma das etapas de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, Corumbá no dia 22 de março

Ter, 07 Março de 2023 | Fonte: Ascom/IFMS


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia, nesta semana, a primeira etapa de participação social no processo de construção no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028. Nesta fase, serão realizadas audiências públicas sobre o tema nos dez municípios em que a instituição tem campus.

Nesta terça-feira, 7, a audiência será realizada em Dourados, onde o campus do IFMS está em funcionamento desde 2014. O evento será a partir das 19 horas, no auditório da Câmara Municipal (Av. Marcelino Pires, 3.495).

No dia seguinte, 8 de março, a audiência pública será em Ponta Porã, cidade em que o Instituto Federal atua há 13 anos. Com início às 18h30, o evento ocorrerá na própria instituição (Rodovia BR-463, Km 14, s/nº). Os interessados em participar deverão dirigir-se ao auditório, localizado no Bloco 3.

As audiências públicas são abertas a estudantes, servidores e representantes da sociedade civil organizada, iniciativa privada e poder público, além de demais pessoas interessadas.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e presidente da comissão responsável por elaborar o PDI 2024-2028, Fernando Silveira, explica que este é o momento de as comunidades interna e externa fazerem sugestões ao documento que prevê os objetivos e metas do IFMS.

"A audiência pública é uma das principais etapas para a construção do novo PDI, uma vez que a comunidade tem a oportunidade de dizer qual IFMS ela quer. Ao ouvir a opinião de quem vivencia a instituição e das pessoas que esperam ter as vidas melhoradas pelo Instituto, os gestores terão subsídios para fazer o planejamento institucional", ressalta Fernando.

Audiências Públicas - As regras e os procedimentos para a realização dos eventos estão dispostos na Instrução Normativa nº 01/2023 - Prodi, publicada no último dia 3.

O documento define as datas de realização dos eventos nos dez municípios onde o IFMS tem campus:

DataMunicípioLocalHorário
 07/03/2023DouradosCâmara Municipal de Dourados
Av. Marcelino Pires, 3.495
 19 horas
 08/03/2023Ponta PorãCampus do IFMS (Auditório - Bloco 3)
Rodovia BR-463, Km 14, s/nº
 18h30
15/03/2023Campo GrandeCampus do IFMS (Espaço de Convivência)
Rua Taquari, 831 - Bairro Santo Antônio
 19 horas
15/03/2023CoximCampus do IFMS (Auditório)
Rua Salime Tanure, s/nº
 19 horas
22/03/2023CorumbáCampus do IFMS (Auditório)
Rua Pedro de Medeiros, 941- Bairro Popular Velha
 19 horas
22/03/2023JardimCâmara Municipal de Jardim
Av. Duque de Caxias, 206 - Centro
18h30
23/03/2023NaviraíAssociação Comercial e Empresarial de Naviraí (Auditório)
Av. Iguatemi, 125 - Jardim Vale Encantado
 19 horas
27/03/2023Nova AndradinaCentro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza
Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, nº 541 - Centro
19 horas
29/03/2023AquidauanaCâmara Municipal de Aquidauana
Praça Nossa Sra. Imaculada Conceição, nº 85
19 horas
05/04/2023Três Lagoas a definir a definir

O cronograma completo também está disponível na página do PDI 2024-2028 - seção Audiências Públicas.

A IN nº 01/2023 estipula ainda todas as etapas dos eventos, que incluem apresentações sobre o processo de elaboração do PDI 2024-2028, sobre a atuação do campus no município e região e sobre as regras da própria audiência pública, na qual os participantes poderão fazer sugestões por escrito e participar da plenária. 

As sugestões deverão estar inseridas dentro dos seguintes temas:

  • Oferta de cursos, seleção e ingresso de estudantes
  • Atendimento ao discente
  • Acessibilidade e atendimento a pessoas com necessidades específicas
  • Biblioteca
  • Infraestrutura
  • Tema livre

A plenária será o momento em que os participantes poderão fazer a manifestação oral sobre as sugestões, que deverá obedecer ao tempo máximo de dois minutos.

Todas as sugestões serão compiladas e inseridas no Relatório Final das Audiências Públicas do PDI 2024-2028, a fim de subsidiar o planejamento do IFMS para os próximos cinco anos.

PDI 2024-2028 - O Plano de Desenvolvimento Institucional tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O documento será estruturado em 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/2017:

• Perfil Institucional
• Metodologia
• Planejamento Estratégico
• Projeto Pedagógico
• Cursos, Seleção e Ingresso
• Atendimento ao Discente
• Gestão de Pessoas
• Acessibilidade
• Avaliação e Acompanhamento
• Monitoramento, Controle e Revisão
• Biblioteca
• Gestão Financeira e Orçamentária
• Gestão de Riscos
• Infraestrutura

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou-se em março do ano passado, com a previsão de todas as atividades e recursos necessários para que o documento fosse construído.

Nos meses de agosto e setembro, estudantes e servidores dos dez campi e da reitoria participaram das reuniões da Matriz Swot, ferramenta de gestão que identificou as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição. Os resultados da análise institucional foram apresentados em novembro.

A construção do documento prevê outras duas etapas de participação social: o Congresso do Mapa Estratégico, onde a comunidade interna validará os objetivos e metas estratégicas do IFMS, e Consulta Pública à minuta do PDI 2024-2028.

Saiba mais sobre o processo de elaboração na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para [email protected].

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

ifms corumba
 

Veja Também

IFMS emite nota de repúdio a atos antidemocráticos

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) emitiu Nota de Repúdio aos ataques ocorridos nesse domingo, 8, em Brasília (DF), nas sedes do Palácio do Pla...

IFMS convoca candidatos para matrícula em 2ª chamada de cursos EAD

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta sexta-feira, 3, o edital de convocação para matrícula dos candidatos aprovados em segunda cha...

IFMS prevê investir cerca de R$ 7 milhões em obras

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prevê investir R$ 6,7 milhões em melhorias de infraestrutura ao logo dos próximos meses. A previsão inclui a...

Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação

O prefeito Marcelo Iunes empossou nesta terça-feira, 16 de abril, mais 31 aprovados em concurso público para a Secretaria Municipal de Educação. Os profissio...

Últimas Notícias