Geral
Com apoio da Prefeitura, Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial vai atender ribeirinhos do Baixo Pantanal
De 15 a 20 de maio nas comunidades das regiões de Porto Esperança e Forte Coimbra; Porto Morrinho; Porto da Manga e Formigueiro.
Sáb, 06 Maio de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC
A segunda edição do Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial vai ser realizada de 15 a 20 de maio com atendimentos às comunidades das regiões de Porto Esperança e Forte Coimbra; Porto Morrinho; Porto da Manga e Formigueiro. Em parceria com a Prefeitura de Corumbá, a iniciativa da Justiça Federal visa atender jurisdicionados que vivem em localidades distantes dos centros urbanos e têm dificuldade de locomoção. A finalidade é ampliar a interiorização da Justiça Federal da 3ª Região no estado de Mato Grosso do Sul.
Durante o Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial, magistrados, servidores e estudantes trabalharão na coleta e inserção de dados cadastrais, consulta/requerimentos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atermações, perícias e audiências. Entre os serviços oferecidos estão aposentadorias urbana e rural, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial e pensão por morte.
Além da possibilidade de ajuizar ações sem a exigência de advogado, moradores locais terão acesso a orientações jurídicas relacionadas à Previdência Social, emissão do documento de identidade, expedição de primeira e segunda vias de certidões de nascimento, casamentos e atendimento com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Haverá também prestação de serviços e orientações sobre Direito de Família, como pensão alimentícia, pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE/MS).
Para ser atendido, é importante apresentar documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento, óbito, carteira de trabalho, carteira de pescador), comprovante de residência (contratos, notas fiscais, contas de água, luz), documentos ou provas do direito alegado (atestados, laudos, exames) e testemunhas.
A iniciativa conta com o apoio e participação da Prefeitura Municipal de Corumbá (CRAS, Povo das Águas), Marinha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), INSS, Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria Federal/Advocacia-Geral da União (PF/AGU/MS), Procuradoria da União/Advocacia-Geral da União (PU/AGU-MS), Defensoria Pública da União (DPU/MS), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE/MS), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp/MS), Polícia Militar Ambiental (PM/MS), Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Mato Grosso do Sul (Arpen/MS), Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MS), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) e Receita Federal.
Cronograma de atendimento
Comunidade de Porto Esperança e Forte Coimbra
Local: Escola Municipal de Porto Esperança
Data: 16 de maio
Horário: das 8h30 às 16h30
Porto Morrinho
Local: Hotel Pesqueiro Dona Odila
Data: 17 e 18 de maio
Horário: das 8h30 às 16h30
Porto da Manga e Porto Formigueiro
Local: Associação de Mulheres Extrativistas do Porto da Manga
Data: 19 e 20 de maio
Horário: das 8h30 às 16h30
As datas, horários e locais de atendimento podem sofrer mudanças, em virtude de condições de navegação do navio da Marinha, bem como adequações na logística de atendimento das instituições parceiras. Com informações do TRF3.
Veja Também
A realização da segunda edição do Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial, no período de 15 a 21 de maio, no Pantanal de Corumbá, foi discutida pelo pref...
O prefeito Marcelo Iunes acompanhou o embarque da segunda edição do Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial na manhã desta segunda-feira, dia 15, no cais...
Últimas Notícias
- 04 de Outubro de 2024 Moraes diz que X pagou multa em conta errada e pede regularização
- 04 de Outubro de 2024 Conclusão da ponte em Porto Murtinho e trecho paraguaio da Rota Bioceânica deve ocorrer em 2026
- 04 de Outubro de 2024 Tribunal arbitral bloqueia ações da Paper Excellence na Eldorado
- 04 de Outubro de 2024 Forças Armadas e Polícia Federal garantem segurança das eleições municipais
- 04 de Outubro de 2024 MPMS deflagra operação “Vigília" contra compra de votos em Sidrolândia
- 04 de Outubro de 2024 Motociclista fica ferida em colisão com saveiro na rua Luiz Feitosa
- 04 de Outubro de 2024 EmpreendeFest 2024: Giovanna Antonelli encerra 2º edição do maior festival de empreendedorismo de MS
- 04 de Outubro de 2024 MPT-MS emite recomendação ao Município de Campo Grande após grave denúncia de assédio eleitoral
- 04 de Outubro de 2024 8 de janeiro: STF autoriza investigados e réus com tornozeleira a votarem nas eleições municipais
- 04 de Outubro de 2024 Duo Chipa lança novo disco em Corumbá
- 03 de Outubro de 2024 Área plantada de florestas em MS é a que mais cresce no país e chega a 1,5 milhão de hectares
- 03 de Outubro de 2024 Memes políticos trazem humor, mas podem desinformar
- 03 de Outubro de 2024 IFMS divulga programação da Semana de Ciência e Tecnologia
- 03 de Outubro de 2024 Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata
- 03 de Outubro de 2024 Rio Paraguai registra a 4º menor cota da história em Ladário e pode chegar ao recorde neste mês