Geral
Defensoria solicita atendimento prioritário em agendamento de identidade no MS
O pedido é do Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd) e tem o objetivo de garantir que pessoas idosas, com deficiência e crianças tenham atendimento preferencial, conforme assegurado por lei.
Qua, 11 Setembro de 2024 | Fonte: Da Assessoria
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul expediu ofício ao Instituto de Identificação Gonçalo Pereira (IIGP) solicitando a criação de um sistema de agendamento prioritário para a emissão da Carteira de Identidade Nacional.
O pedido é do Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd) e tem o objetivo de garantir que pessoas idosas, com deficiência e crianças tenham atendimento preferencial, conforme assegurado por lei.
“Muitas pessoas não conseguem acessar seus direitos devido à falta de um documento de identidade atualizado, como, por exemplo, a abertura de conta bancária, a emissão de passaporte, o requerimento ou o recebimento de benefícios assistenciais, aposentadorias, dentre outros. A nossa solicitação é para que o sistema de agendamento dê prioridade para quem já tem esse direito garantido pela legislação”, explica a coordenadora do Nufamd, defensora pública Regina Célia Rodrigues Magro.
O problema, segundo a defensora, está na ausência de um campo específico na plataforma de agendamento, onde as pessoas possam indicar se são beneficiárias do atendimento prioritário. Hoje, o sistema não diferencia entre usuários comuns e aqueles que, por força da lei, deveriam ser atendidos com prioridade.
Além de garantir a inclusão social desses grupos vulneráveis, o requerimento destaca que muitas pessoas idosas possuem documentos antigos ou danificados, prejudicando o acesso a serviços fundamentais, como saúde e previdência. “A carteira de identidade é um documento básico e um direito do cidadão. O serviço público de expedição deve ser eficiente de modo a respeitar a prioridade no atendimento conferido às pessoas mais vulneráveis”, acrescentou a defensora.
O pedido também beneficia crianças e adolescentes, que precisam da primeira via da identidade para acesso pleno a direitos como saúde e educação. Pessoas com deficiência, que são beneficiárias de prestações continuadas do INSS, também enfrentam dificuldades quando não possuem documentação válida.
A Defensoria agora aguarda a resposta do IIGP e espera que a solicitação seja atendida com urgência, garantindo o direito ao atendimento preferencial para aqueles que mais precisam.
Serviço
Em caso de auxílios para solicitação de documentações ou para saber mais sobre os serviços da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e obter ajuda, entre em contato com o Nufamd pelo telefone (67) 3317-8738.
Veja Também
O governo federal está impulsionando a digitalização dos documentos de identidade dos brasileiros com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que subst...
Dez milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O do...
Últimas Notícias
- 04 de Outubro de 2024 Moraes diz que X pagou multa em conta errada e pede regularização
- 04 de Outubro de 2024 Conclusão da ponte em Porto Murtinho e trecho paraguaio da Rota Bioceânica deve ocorrer em 2026
- 04 de Outubro de 2024 Tribunal arbitral bloqueia ações da Paper Excellence na Eldorado
- 04 de Outubro de 2024 Forças Armadas e Polícia Federal garantem segurança das eleições municipais
- 04 de Outubro de 2024 MPMS deflagra operação “Vigília" contra compra de votos em Sidrolândia
- 04 de Outubro de 2024 Motociclista fica ferida em colisão com saveiro na rua Luiz Feitosa
- 04 de Outubro de 2024 EmpreendeFest 2024: Giovanna Antonelli encerra 2º edição do maior festival de empreendedorismo de MS
- 04 de Outubro de 2024 MPT-MS emite recomendação ao Município de Campo Grande após grave denúncia de assédio eleitoral
- 04 de Outubro de 2024 8 de janeiro: STF autoriza investigados e réus com tornozeleira a votarem nas eleições municipais
- 04 de Outubro de 2024 Duo Chipa lança novo disco em Corumbá
- 03 de Outubro de 2024 Área plantada de florestas em MS é a que mais cresce no país e chega a 1,5 milhão de hectares
- 03 de Outubro de 2024 Memes políticos trazem humor, mas podem desinformar
- 03 de Outubro de 2024 IFMS divulga programação da Semana de Ciência e Tecnologia
- 03 de Outubro de 2024 Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata
- 03 de Outubro de 2024 Rio Paraguai registra a 4º menor cota da história em Ladário e pode chegar ao recorde neste mês