Geral
Defensoria solicita atendimento prioritário em agendamento de identidade no MS
O pedido é do Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd) e tem o objetivo de garantir que pessoas idosas, com deficiência e crianças tenham atendimento preferencial, conforme assegurado por lei.
Qua, 11 Setembro de 2024 | Fonte: Da Assessoria

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul expediu ofício ao Instituto de Identificação Gonçalo Pereira (IIGP) solicitando a criação de um sistema de agendamento prioritário para a emissão da Carteira de Identidade Nacional.
O pedido é do Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd) e tem o objetivo de garantir que pessoas idosas, com deficiência e crianças tenham atendimento preferencial, conforme assegurado por lei.
“Muitas pessoas não conseguem acessar seus direitos devido à falta de um documento de identidade atualizado, como, por exemplo, a abertura de conta bancária, a emissão de passaporte, o requerimento ou o recebimento de benefícios assistenciais, aposentadorias, dentre outros. A nossa solicitação é para que o sistema de agendamento dê prioridade para quem já tem esse direito garantido pela legislação”, explica a coordenadora do Nufamd, defensora pública Regina Célia Rodrigues Magro.
O problema, segundo a defensora, está na ausência de um campo específico na plataforma de agendamento, onde as pessoas possam indicar se são beneficiárias do atendimento prioritário. Hoje, o sistema não diferencia entre usuários comuns e aqueles que, por força da lei, deveriam ser atendidos com prioridade.
Além de garantir a inclusão social desses grupos vulneráveis, o requerimento destaca que muitas pessoas idosas possuem documentos antigos ou danificados, prejudicando o acesso a serviços fundamentais, como saúde e previdência. “A carteira de identidade é um documento básico e um direito do cidadão. O serviço público de expedição deve ser eficiente de modo a respeitar a prioridade no atendimento conferido às pessoas mais vulneráveis”, acrescentou a defensora.
O pedido também beneficia crianças e adolescentes, que precisam da primeira via da identidade para acesso pleno a direitos como saúde e educação. Pessoas com deficiência, que são beneficiárias de prestações continuadas do INSS, também enfrentam dificuldades quando não possuem documentação válida.
A Defensoria agora aguarda a resposta do IIGP e espera que a solicitação seja atendida com urgência, garantindo o direito ao atendimento preferencial para aqueles que mais precisam.
Serviço
Em caso de auxílios para solicitação de documentações ou para saber mais sobre os serviços da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e obter ajuda, entre em contato com o Nufamd pelo telefone (67) 3317-8738.
Veja Também
O governo federal está impulsionando a digitalização dos documentos de identidade dos brasileiros com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que subst...
Dez milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O do...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população