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DNIT descarta pista adicional na BR-262, apesar de ‘caos’ no Posto Esdras
Departamento prevê apenas acostamento no trecho final da rodovia, na fronteira com Bolívia.
Dom, 30 Julho de 2023 | Fonte: Da Redação

Extensas filas de carretas e caminhões, congestionamentos e muita espera. Cenas que se tornaram rotina no trecho final da BR-262, no Posto Esdras, onde funciona a fiscalização alfandegária da Receita Federal em Corumbá. Apesar do problema, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) descarta abrir novas pistas para desafogar o tráfego no local.

O departamento não deu prazo, mas indicou que prepara um projeto para implantação de acostamento no trecho. Por outro lado, o departamento afirmou que, “no momento, não há previsão para a implantação de pistas de trânsito adicionais” na altura do Posto Esdras.
A BR-262 é a principal porta de entrada rodoviária de produtos importados da Bolívia pelo Brasil, como a uréia, fertilizante usado na produção agrícola. A estrada é, também, a principal via de saída do que é exportado pelo país aos bolivianos.
A Receita Federal em Corumbá estima que 600 carretas e caminhões cruzam a fronteira Brasil-Bolívia diariamente. O número cresce quando as condições de navegabilidade no Rio Paraguai estão prejudicadas, o que empurra para a rodovia o que, normalmente, é escoado via hidrovia. Além dos veículos de carga, aproximadamente 3 mil carros e motocicletas passam pelo Posto Esdras todos os dias.
Em abril, a Alfândega da Receita Federal em Corumbá alterou os horários de saída e de entrada de veículos nos recintos e de passagem pelo posto de fronteira. O intervalo para veículos vazios foi dilatado em três horas. Conforme comunicado, a medida considerou “os congestionamentos ocorridos no trecho”, bem como “a média de liberações diárias de veículos carregados” e “a necessidade, pela característica de determinado veículo, de ser submetido a escaneamento”.
A mudança nos horários de passagem pelo Posto Esdras também limitou a quantidade de veículos liberados dos recintos a, no máximo, 25 por hora. O comunicado permite uma quantidade maior de liberação quando houver monitoramento e controle, “a fim de evitar congestionamento na linha de fronteira”.
Vereadores temem debandada de empresários
Apesar da medida, engarrafamentos e até infrações de trânsito são constantes no trecho. Diante das longas filas de carretas e caminhões e, consequentemente, da falta de espaço, parte dos motoristas opta por invadir a contramão na tentativa de atravessar o posto fiscal.

O tráfego complicado no Posto Esdras é assunto recorrente no plenário da Câmara de Vereadores de Corumbá. Parte dos parlamentares teme uma debandada de empresas que operam o comércio exterior para outras cidades, como Porto Murtinho.
Com a conclusão do anel viário, o trecho que vai até o Posto Esdras passou a ser considerado continuação da BR-262 e está federalizado desde 2013, sob a administração do DNIT. Antes, os recursos para manutenção da via vinham da prefeitura de Corumbá, que mantinha uma praça de pedágio no local.

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