Geral
Empresária cria negócio de comida congelada inspirada na tradição da comitiva pantaneira
Cristina Moreira Bastos, da “Pantanal in Box”, viu oportunidade na demanda de turistas que querem saborear a culinária típica da região em casa.
Sex, 05 Maio de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrae/MS
A comitiva pantaneira é uma tradição centenária de Mato Grosso do Sul, que consiste na movimentação do gado pelo Pantanal. Durante essa jornada, os peões e cozinheiros preparam refeições fartas e saborosas, utilizando ingredientes locais e técnicas culinárias tradicionais. Essa culinária típica, conhecida como comida de comitiva, se tornou um patrimônio cultural da região.
Foi nesse contexto que a empresária Cristina Moreira Bastos teve a ideia de criar a “Pantanal in Box”, uma empresa sediada na Pousada Pioneiro (BR 262, quilômetro 504) em Miranda, que oferece refeições típicas da culinária pantaneira congelada em potes que ficam prontos em poucos minutos[CdM1] . Com o apoio do Sebrae/MS por meio do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, Cristina conseguiu estruturar o seu negócio, criar uma marca forte e alcançar um público maior.
Cristina teve a ideia de criar a Pantanal in Box após perceber a demanda dos turistas que experimentavam a comida de comitiva na “Noite Pantaneira”, evento cultural que é realizado há 14 anos na Pousada Pioneiro. “A Noite Pantaneira é um sucesso ao mostrar a cultura e tradição do homem pantaneiro. E foi a partir dessa experiência que surgiu a ideia, pois muitos turistas nos perguntavam como poderiam ter o gostinho da nossa comida em suas casas”, detalhou.
O Macarrão de Comitiva, um dos pratos mais populares do restaurante, também faz parte da primeira edição Rota Gastronômica Pantaneira, outra ação realizada por meio do programa Pró Pantanal e em parceria com o chef Paulo Machado. Na ocasião, foram escolhidos pratos regionais para compor o itinerário voltado à promoção da gastronomia do Pantanal sul-mato-grossense. Ela ainda destacou que é possível encontrar o prato no cardápio durante todo o dia. “As pessoas podem passar aqui a qualquer hora do dia e encontrar o Macarrão de Comitiva no cardápio”, disse a empresária.
Desafios na criação do produto e apoio do Sebrae
Um dos desafios enfrentados pela empresária Cristina Moreira foi encontrar a embalagem ideal para o produto Pantanal In Box, que deveria oferecer praticidade e, ao mesmo tempo, ser capaz de transmitir o gostinho de “saudades do Pantanal”. Cristina explicou que a empresa recebeu embalagens de vários lugares do Brasil, até que escolheu uma opção prática para os clientes, que pudesse ser consumida a qualquer hora e lugar.
Durante o processo de criação, o Sebrae também desempenhou um papel fundamental, ajudando no desenvolvimento do design da embalagem e da cinta do produto, conforme relatou a empresária. Além disso, o Sebrae está auxiliando a empresa com o shelf life do produto, ou seja, o tempo de prateleira. Neste processo, há a expectativa de testar um prazo maior de validade, o que é fundamental para a empresa. “O Sebrae nos ajudou muito nessa parte, conseguiram desenvolver a cinta do produto e nos deram bastante suporte”, destacou Cristina.
A consultora do Sebrae/MS, Meiryélle Deboleto, que acompanhou a empresária nesta jornada, explica que o processo de desenvolvimento do produto durou cerca de seis meses e que a ideia era criar algo com a pegada do Pantanal e utilizando ingredientes naturais. “Como nutricionista, a minha preocupação era trabalhar com ingredientes extremamente naturais, uma vez que a tradição do homem pantaneiro é utilizar elementos naturais. Foram realizados testes com diferentes tipos de embalagem até chegar ao pote atual, que pode ser aquecido no micro-ondas, forno ou panela”, disse Meiryélle.
Expansão de produtos e pontos de venda
Cristina Moreira Bastos tem planos ambiciosos para o futuro do Pantanal in Box, incluindo o desenvolvimento de novos produtos da gastronomia Pantaneira que farão parte da linha e a expansão para grandes mercados e redes, além da criação de uma linha específica para eventos, como feiras de turismo. “Estamos formatando essa linha para que o Pantanal in Box possa participar de diversos tipos de eventos”, disse a empresária.
A escolha dos pontos de venda dos produtos segue um processo criterioso que leva em conta a aceitação do público e a conformidade com as normas da vigilância sanitária. A empresa já possui cinco pontos de venda em Campo Grande e em outras cidades do estado – Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena e Bonito –, que podem ser conferidos no site da Pantanal In Box. O empreendimento também vem realizando degustações nestes pontos de venda mensalmente, para que os clientes conheçam o sabor e a qualidade.
Embora o produto seja novo e esteja em fase de crescimento, ele está sendo bem aceito pelos consumidores. “Nosso objetivo é que o consumidor tenha fácil acesso aos produtos. Por isso, escolhemos pontos de venda que incluem tanto mercados grandes quanto conveniências que permitam que os clientes peguem um Pantanal in Box e levem para casa quando desejarem”, disse Cristina.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Veja Também
A Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário para turistas que querem conhecer o Pantanal sul-mato-grossense e provar os seus sabores, está em pleno andamen...
O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta quarta-feira, 12 de abril, o chef e pesquisador Paulo Coelho Machado. A visita do idealizador da Rota Gastronômica Pa...
Últimas Notícias
- 11 de Janeiro de 2025 Justiça nega recurso e mantém Paper Excellence sem poder decisório na Eldorado
- 11 de Janeiro de 2025 Projeto Acelera Ladário modifica o Paço Municipal
- 11 de Janeiro de 2025 Na Funec, prefeito destaca atuação de servidores mesmo em condições adversas
- 11 de Janeiro de 2025 Com ações preventivas MS participa da instalação do Centro de Operações de Emergência para Dengue e outras Arboviroses
- 11 de Janeiro de 2025 Operação Omertà obtém nova vitória no processo que condenou réu a 15 anos de prisão por extorsão
- 11 de Janeiro de 2025 Governo Federal já reduziu em cerca de 60% número de obras paralisadas da educação em todo o país
- 11 de Janeiro de 2025 MEI: Valor da contribuição mensal é reajustado em 2025
- 11 de Janeiro de 2025 2025 VAI SER UM ANO BOM
- 11 de Janeiro de 2025 A ORGANIZAÇÃO DO MUNDO INTERIOR
- 11 de Janeiro de 2025 DIAS MELHORES, TEMPOS SOMBRIOS, BOLSOS VAZIOS
- 10 de Janeiro de 2025 DAC empata com Falcon na despedida da Copa São Paulo
- 10 de Janeiro de 2025 PRF apreende 4 Kg de cocaína com passageira que saiu de Corumbá com destino a Belo Horizonte
- 10 de Janeiro de 2025 Renasce, Corumbá: campanha incentiva o plantio de árvores por uma cidade mais verde
- 10 de Janeiro de 2025 Com direção do CPAN, prefeito e vice discutem parcerias para atendimento à sociedade
- 10 de Janeiro de 2025 Passageira boliviana é detida pela PRF com 8 Kg de maconha na BR-262