Geral
Justiça Federal nega 4º pedido da Paper Excellence e mantém proibição da transferência da Eldorado
Decisão do TRF-4 já havia sido mantida pelo STF e pelo STJ; vara que tomou a decisão recebeu o processo a pedido da própria estrangeira.
Qua, 12 Fevereiro de 2025 | Fonte: Brasil 247
A Justiça Federal do Mato Grosso do Sul negou nesta terça-feira (11) o requerimento da empresa sino-indonésia Paper Excellence para suspender a decisão que barra a transferência da Eldorado Brasil Celulose para a estrangeira. Essa foi a quarta tentativa fracassada da empresa de derrubar a decisão, que se baseia na ausência das autorizações prévias exigidas por lei para que a Paper Excellence assinasse o contrato de compra da Eldorado, empresa que controla cerca de 450 mil hectares de terras no país.
A Paper Excellence pediu a revogação da decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), concedida em abril de 2024 e confirmada meses depois, em julho, pela 3ª Turma do Tribunal, que suspendeu qualquer ato de transferência de ações ou de poder de gestão da estrangeira sobre a empresa brasileira de celulose.
A decisão do TRF-4 se deu a partir de uma ação popular, que defende que a compra da Eldorado pela Paper Excellence deveria ter sido submetida à autorização prévia do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do Congresso Nacional, uma vez que a Paper Excellence é estrangeira e a legislação brasileira exige que companhias de capital estrangeiro obtenham essas autorizações ao adquirir empresas brasileiras que sejam proprietárias ou arrendatárias de grandes extensões de terras.
Nesta terça, o juiz federal Roberto Polini indeferiu o pedido de revogação da decisão do TRF-4 e disse que não houve qualquer alteração do quadro fático e jurídico que justifique a revogação do entendimento do Tribunal, que está em vigor desde então. Polini lembrou ainda que a Paper Excellence nunca recorreu da decisão do TRF-4 ao próprio tribunal.
"A despeito da invocação das decisões noticiadas pela requerente, neste estágio processual não se vislumbra alteração do quadro fático e jurídico que justifique a modificação ou a revogação das tutelas deferidas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região", afirmou Polini.
O pedido foi apresentado à 1ª Vara Federal de Três Lagoas (MS) depois que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) atendeu a um pedido da própria Paper Excellence e determinou que a vara presidida por Polini, onde corre uma ação civil pública contra a Paper Excellence, tenha a competência provisória também sobre a ação popular na qual foi tomada a decisão do TRF-4.
Em dezembro, o ministro Gurgel de Faria, do STJ, suspendeu ambos os processos até o julgamento definitivo de um conflito de competência entre eles, alegado pela Paper Excellence. Enquanto isso, definiu que questões novas e urgentes devam ser julgadas por Três Lagoas. Na mesma decisão, o ministro também negou o pedido da empresa estrangeira para suspender a decisão do TRF-4.
Má-fé e briga contra a Justiça - Com a decisão de Três Lagoas, a Paper Excellence soma quatro derrotas em tentativas de derrubar a decisão do TRF-4. Além da própria 3ª Turma do tribunal federal e do STJ, o STF (Supremo Tribunal Federal) já havia negado o mesmo pedido em uma ação na qual o ministro Nunes Marques seguiu a manifestação da PGR (Procuradoria Geral da República) e viu má-fé da Paper Excellence. A empresa estrangeira ajuizou duas reclamações paralelas com o mesmo pedido e tentou desistir de ambas assim que foram distribuídas para Nunes Marques.
Apesar de ter recorrido novamente à Justiça em Três Lagoas, a Paper Excellence recentemente afirmou à CCI (Câmara de Comércio Internacional) que não há "jurisdição neutra" no Brasil para julgar o caso da Eldorado. A estrangeira encaminhou uma petição ao órgão internacional para pedir a transferência da arbitragem sediada em São Paulo para Paris sob essa justificativa.
No documento, a empresa sino-indonésia criticou mais de 40 vezes a atuação de instituições brasileiras no litígio pelas ações da Eldorado. Na mira da Paper Excellence estão o TRF-4 e o STJ. O Supremo, por sua vez, ficou de fora da lista da estrangeira. Isso porque a empresa de origem chinesa omitiu as duas reclamações que ajuizou no STF e que aceitou participar de um processo de conciliação com a J&F Investimentos, na Corte, para encerrar o litígio que já dura mais de seis anos.
Veja Também
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu intervir nas operações da CA Investment (Brazil) S.A., controlada pelo grupo sino-indonésio Pape...
Na segunda-feira (18), uma audiência de conciliação realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe avanços nas negociações entre a J&F Investimentos e a ...
A Justiça Federal em São Paulo negou na quinta-feira (9) o recurso apresentado pela Paper Excellence e manteve a decisão do Conselho Administrativo de Defesa...
A Eldorado Brasil Celulose começa o ano de 2025 com um grande feirão de empregos na cidade de Três Lagoas, no próximo sábado, dia 18 de janeiro, no Ginásio d...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems