18 ℃

Geral

Ministério analisa medidas de proteção a crianças e adolescentes órfãos da Covid-19

Ministro Silvio Almeida se reuniu por videoconferência com representantes da Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19

Sex, 13 Janeiro de 2023 | Fonte: Redação


Ministério analisa medidas de proteção a crianças e adolescentes órfãos da Covid-19
Silvio Almeida articula série de diálogos em proteção aos órfãos da pandemia de Covid-19 (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)

A proteção à orfandade de crianças e adolescentes que perderam seus pais ou responsáveis em decorrência da pandemia de Covid-19 foi o centro de um encontro on-line, nesta quarta-feira (11). Por videoconferência, o titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, reuniu-se com o representante da Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, Renato Simões.

Na ocasião, a associação apresentou a Coalizão Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes sob orfandade da Covid-19. O representante explicou parte da estratégia desenvolvida pela organização. Entre os pontos está, por exemplo, o reconhecimento da orfandade como uma desproteção social de crianças e adolescentes, que envolve responsabilidade do Estado Brasileiro e sua inclusão no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Outra proposta é a reparação, por parte do Estado, pela geração de órfãos da Covid-19 em consequência de mortes evitáveis de progenitores e avós cuidadores exigindo pensão até os 18 anos e acesso a proteção integral incluído a saúde física e mental, além da construção de um conteúdo específico sobre a proteção integral para crianças e adolescentes sob orfandade envolvendo questões como luto e sequelas de perdas irreparáveis.

Os estudos seriam desenvolvidos por centros de estudos ou associações no campo da psicologia, saúde e desenvolvimento infanto-juvenil, convívio social e familiar, e sistemas protetivos.

Participaram do encontro, presencialmente, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; a chefe de Gabinete do MDHC, Marina Lacerda; e o chefe da Assessoria Parlamentar do órgão, David Carneiro. 

Diálogo

Ainda na quarta-feira, o ministro Silvio Almeida esteve em agenda com o titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. No compromisso os gestores discutiram ações futuras para auxiliar crianças e jovens órfãos da pandemia de Covid-19.

As pastas estão construindo uma portaria para criação de um grupo de trabalho interministerial para tratar dos próximos passos do projeto. Além dos dois ministérios, devem compor o grupo as pastas da Saúde, da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

mdhc silvio-almeida
 

Veja Também

Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania anuncia novos secretários nacionais da Pasta

O titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, empossou simbolicamente os novos secretários e secretárias nacionais inte...

PADRE PASQUALE, HUMILDE PEREGRINO

Humilde peregrino, Padre Pasquale Forin veio para o Coração do Pantanal inspirar o protagonismo dos excluídos. No segundo ano de sua eternização, a celebraçã...

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publica portaria que recompõe a Comissão de Anistia

Novos integrantes da Comissão de Anistia são designados pelo Diário Oficial da União desta terça-feira (17) O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania ...

Silvio Almeida: próximo passo é ir além da reconstrução e expandir política de direitos humanos no Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 100 dias de gestão nesta segunda-feira (10). Para marcar a data, o titular do Ministério dos Direi...