19 ℃

Geral

Ministério de Minas e Energia instala placas solares na Terra Indígena Yanomami

Seis comunidades em Roraima estão sendo beneficiadas: Walo Pali, Palimiu, Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena

Ter, 07 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Ministério de Minas e Energia instala placas solares na Terra Indígena Yanomami
Foto: MME/Divulgação

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu início à etapa final de instalação de placas solares com bateria para reforçar o fornecimento de energia elétrica na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

No último sábado (4/02), os equipamentos foram instalados nos polos indígenas de Walo Pali e Palimiu. As placas para os polos de Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena serão instaladas ao longo da semana, após a conclusão do transporte.

“Trata-se de um reforço de extrema relevância para melhorar as condições de fornecimento de energia elétrica ao povo Yanomami, que vive situação de calamidade e que precisa de uma solução emergencial”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

As ações, segundo o ministro, seguem diretriz estabelecida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após tomar conhecimento da tragédia humanitária que se abate sobre o povo indígena Yanomami.

A solicitação de apoio foi feita pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As instalações estão sendo operacionalizadas dentro do Programa Mais Luz para a Amazônia, por meio da Eletrobras e da distribuidora Roraima Energia.

O sistema de geração de energia solar é o equipamento ideal para atender localidades isoladas. O equipamento inclui baterias, que garantem o fornecimento de energia elétrica diretamente à unidade consumidora, sem necessidade de conexão à rede elétrica.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias