34 ℃

Geral

Saiba como ajudar crianças, adolescentes e idosos por meio do imposto de renda

Fundos Estaduais como o da Criança e do Adolescente e o da Pessoa idosa, ambos ligados à Sead, podem ser beneficiados com doações de pessoas físicas e jurídicas.

Dom, 12 Março de 2023 | Fonte: Comunicação MS


A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) reforça a campanha do Governo do Estado em prol da doação via “Imposto de Renda Solidário”. Fundos Estaduais como o da Criança e do Adolescente e o da Pessoa idosa, ambos ligados à Sead, podem ser beneficiados com doações de pessoas físicas e jurídicas. Em 2023, o período de entrega da declaração anual do imposto de renda começa no dia 15 de março e termina em 31 de maio.

“É uma oportunidade que pessoas físicas e jurídicas têm de contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa sociedade. Essas doações vão para fundos que permitem, por exemplo, a destinação de recursos para instituições por meio de chamamentos públicos. Na prática, os recursos são utilizados diretamente em instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos, o que fortalece e amplia o alcance das políticas públicas da assistência social e dos direitos humanos, atingindo pessoas e famílias em vulnerabilidade social”, diz a titular da Sead, Patrícia Cozzolino.

O delegado-adjunto da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson da Silva, explica que a doação não gera custos adicionais aos contribuintes. “A pessoa que tiver imposto a pagar, por exemplo, faz a doação de 6% do valor e os 94% restantes paga-se ao Tesouro Nacional. Se houver restituição, doa-se até 6% do valor. Quando a restituição for liberada, o valor virá com acréscimo de 6% corrigido monetariamente. O montante doado irá diretamente para esses fundos e lá os conselhos vão definir onde haverá investimento”.

No caso de crianças e adolescentes, a lei nº 8.069/90, que sancionou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabeleceu em seu artigo 260 que é permitido aos contribuintes deduzir do imposto devido, na declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, nacional, estadual ou municipal, obedecendo aos limites na pessoa física de 6% e 1% na pessoa jurídica.

Em 2022, as doações para o Fundo Estadual para Infância e Adolescência somaram R$ 3,1 milhões de reais. Já o Fundo Estadual da Pessoa Idosa contou com contribuições no valor aproximado de R$ 81 mil. Na Sead, os conselhos estaduais têm o apoio e suporte via Secretaria Executiva de Direitos Humanos.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Estatuto da Pessoa Idosa faz 20 anos e demanda revisão

Da vida de jovem à terceira idade, foi como um instante. Na adolescência, a mineira Maria de Fátima Lopes sonhava ser professora, mas o pai proibiu. Ele diss...

“Torre negra” é estratégia da Polícia Penal para reforçar segurança nas unidades prisionais de MS

Uma estratégia de segurança inusitada e engenhosa promete fazer a diferença na segurança prisional. A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul tem adotado uma tát...

Feirão de empregos da Eldorado Brasil será neste sábado, em Três Lagoas

A Eldorado Brasil Celulose começa o ano de 2025 com um grande feirão de empregos na cidade de Três Lagoas, no próximo sábado, dia 18 de janeiro, no Ginásio d...

Detran alerta condutores que não envia SMS ou E-mail com informações de suspensão da CNH

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) mais uma vez alerta os condutores para golpe de notificação de suspensão de CNH (Cartei...

Últimas Notícias