Geral
TJ-SP decide se fotógrafo que perdeu olho em protesto terá indenização
O profissional perdeu o olho esquerdo, atingido por uma bala de borracha disparada pela PM de São Paulo em junho de 2013.
Qua, 26 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa
O caso do fotógrafo Sérgio Silva, que perdeu o olho esquerdo, atingido por uma bala de borracha disparada pela PM de São Paulo em junho de 2013, irá novamente a julgamento na próxima quarta-feira, a partir das 10h.
Em 2016, Sérgio teve seu direito à reparação pelo Estado negado. O juiz de 1ª instância argumentou que o fotógrafo teria se colocado "em situação de risco" ao se posicionar entre os policiais e os manifestantes. E que, portanto, seriam desnecessárias outras provas, como oitiva de testemunhas.
Em 2017, o Tribunal de Justiça mudou o entendimento, mas continuou a negar a indenização, sob o argumento de que Sérgio não conseguira provar que o ferimento no olho fora decorrente do disparo de arma de efeito moral da PM.
Já em Brasília, o Supremo Tribunal Federal, ao julgar caso idêntico do fotojornalista Alex Silveira, determinou que o Estado era responsável pela lesão. Alex foi atingido no olho quando cobria greve de professores no ano 2000. Por conta dos fundamentos de tal decisão, o STF determinou que o TJ-SP julgue novamente o caso de Sérgio Silva.
Inicialmente marcado para 29 de março de 2023, o julgamento foi adiado para decisão sobre quem seriam os desembargadores a votar no caso, o que será anunciado na própria quarta-feira. O TJ terá que decidir também se mantém seu próprio acórdão de 2017, que negou a reparação, ou se adequa o entendimento à decisão do STF.
Ainda no mês de março de 2023, a 2ª Turma do STF julgou outro caso importantíssimo, no qual se discutia a responsabilidade do Estado pela morte de criança vitimada por “bala perdida” em incursão policial em favela carioca. A Corte firmou entendimento de que o Estado tem o dever de indenizar a família, não importando a origem do disparo, uma vez que, ao realizar a operação, participou do confronto que resultou no disparo fatal.
É nesse contexto que ocorrerá o (re)julgamento do pedido de reparação do fotógrafo Sérgio Silva.
Veja Também
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) abre nesta segunda-feira, 07 de julho, às 15h (horário de Mato Grosso do Sul), um novo leilão de veículos de ...
As apostas das Loterias Caixa aumentam de preços, a partir desta quarta-feira (9). O reajuste alcança as modalidades como a Dupla Sena, Quina, Lotofácil, Meg...
Últimas Notícias
- 10 de Julho de 2025 Lula: governo vai recorrer à OMC contra tarifas dos Estados Unidos
- 10 de Julho de 2025 Soldados temporários: Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão física
- 10 de Julho de 2025 ALEMS oficializa homenagem permanente à Helena Meirelles com medalha e diploma
- 10 de Julho de 2025 Mato Grosso do Sul reduz mortes por hepatite C em 67% e avança no enfrentamento da hepatite B
- 10 de Julho de 2025 Corumbá e Ladário: MPMS acompanha aplicação da Lei que garante atendimento imediato a vítimas de violência sexual
- 10 de Julho de 2025 MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025
- 10 de Julho de 2025 Intensificação da vacinação contra o sarampo começa em Ladário
- 10 de Julho de 2025 Confira a agenda do fim de semana das festas julinas nas escolas da Rede Municipal
- 10 de Julho de 2025 Bombeiros combate incêndio em motocicleta no centro de Corumbá, proprietário suspeita de ato criminoso
- 10 de Julho de 2025 Homem picado por serpente no Pantanal foi socorrido pelos bombeiros no Porto Geral de Corumbá
- 10 de Julho de 2025 Polícia Civil cumpre mandado de monitorização eletrônica em Corumbá
- 10 de Julho de 2025 Presidente da FFMS celebra apoio do Governo do Estado para Série B
- 10 de Julho de 2025 Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%
- 09 de Julho de 2025 SES avalia ferramenta para monitoramento e avaliação de contratos com OS e PPPs
- 09 de Julho de 2025 Nhô Moinho celebra festa julina com cultura e solidariedade neste sábado