Meio Ambiente
MPMS busca responsabilização em incêndio de grande porte em fazenda no Pantanal de Corumbá
Inquérito civil apura a regularidade jurídico-ambiental de uma área incendiada de 124,13 hectares.
Seg, 24 Março de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa MPMS

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, instaurou inquérito civil para apurar a regularidade jurídico-ambiental de uma área de 124,13 hectares que foi incendiada na fazenda Mamoeiro, localizada no Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá. O caso foi identificado através do programa de acompanhamento de incêndios florestais do MPMS, o “Pantanal em Alerta”, com base em laudo técnico emitido pelo Núcleo de Geotecnologias (Nugeo).
A portaria considera que, mesmo não tendo sido possível constatar, em momento inicial, que houve ato intencional ou culposo na ignição do incêndio, o MPMS ressalta que a responsabilidade civil em casos de danos ambientais é objetiva. Desse modo, busca-se prevenir novos incêndios e reparar os danos causados.
Uma das medidas é o cadastro da propriedade rural no Sistema Pantanal em Alerta, uma ferramenta crucial para auxiliar proprietários, brigadistas, autoridades e a sociedade em geral na prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal.
No decorrer da investigação, assinada pelo Promotor de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Pedro de Oliveira Magalhães, e que teve início em julho de 2024, o MPMS determinou a exclusão de um proprietário rural de outra fazenda do inquérito, após análise das informações apresentadas. Foi constatado que a área queimada nesta fazenda ocorreu sob responsabilidade de terceiros, e que seus funcionários atuaram para atenuar sua propagação, sem sucesso.
O inquérito solicitou ainda nova vistoria da Polícia Militar Ambiental para verificar a regeneração da área atingida e aguarda o resultado do apoio técnico para definir os próximos passos, que podem incluir a formatação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Pantanal em Alerta
O "Programa Pantanal em Alerta" é uma iniciativa desenvolvida pelo MPMS em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, o Imasul e outras instituições. O objetivo do programa é auxiliar proprietários rurais, brigadistas, o Poder Público e a sociedade em geral na prevenção e no combate aos incêndios florestais no Pantanal.
Entre as ações do programa estão o monitoramento de focos de calor utilizando dados de satélite, o envio de alertas de incêndio via e-mail e SMS para proprietários e autoridades quando focos de calor são detectados, e a coleta de dados, integrando informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) para monitoramento e análise. Essas medidas visam minimizar os danos causados pelos incêndios e garantir uma resposta rápida e eficaz ao problema.
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população