Polícia
Operação conjunta em Corumbá aprende fetos de lhama e 80 cápsulas de cocaína no estomago de boliviano
A ação ainda apreendeu 2 toneladas de mercadorias irregulares. Todas as apreensões ocorreram em um ônibus clandestino que seguia para São Paulo.
Ter, 18 Junho de 2024 | Fonte: Da Redação, com assessoria

A Receita Federal, em operação conjunta com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PM MS), apreendeu cerca de 2 toneladas de mercadorias irregulares, incluindo roupas, alimentos e 25 fetos de lhama empalhados, no Posto de Fiscalização Lampião Aceso, nesta terça-feira, 18 de junho.
Durante a operação, os agentes fiscalizaram um ônibus clandestino com destino a São Paulo, no Posto Esdras. Nele estava um boliviano de 21 anos, que havia engolido cerca de 80 cápsulas de cocaína. Questionado, ele declarou que havia ingerido as cápsulas em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e que levaria a droga para São Paulo, onde receberia cerca de R$ 1.500,00 pelo transporte.
Com relação às lhamas, trata-se da terceira apreensão este ano, a segunda apenas neste mês. Ao ser questionado, o proprietário informou que levaria as lhamas para São Paulo, onde as venderia por R$ 500,00 cada uma. Conforme investigações prévias, as lhamas empalhadas são na realidade vítimas de abortos planejados e sequencias realizados com o objetivo de comercializá-las.

Em relação às mercadorias apreendidas, a ação é uma resposta ao fluxo irregular de mercadorias que ingressam no país, que geram danos tanto ao comércio legal, como à sociedade em geral, uma vez que escapam do controle de procedência. Preocupação semelhante paira em relação aos alimentos apreendidos, uma vez que não se pode garantir sua regularidade fitossanitária. Tanto a mercadoria quanto os alimentos seriam revendidos em São Paulo.
A operação tem como finalidade o combate ao comércio irregular de mercadorias e proteger a saúde pública, e reflete o êxito do trabalho conjunto das instituições públicas na área de fronteira.
Veja Também
A Polícia Federal efetuou na quarta-feira, 19 de junho, a prisão de um brasileiro que foi expulso da Bolívia e entregue à Polícia Federal em Corumbá. Ele er...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE