Geral
AGEMS e ANTT realizam megaoperação contra o transporte clandestino em Mato Grosso do Sul
A ação conjunta, está sendo realizada em pontos e horários estratégicos.
Qui, 12 Setembro de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uniram forças para realizar uma grande operação de combate ao transporte clandestino em Mato Grosso do Sul. A ação conjunta, está sendo realizada em pontos e horários estratégicos e tem como objetivo reforçar a segurança e garantir a qualidade dos serviços de transporte terrestre oferecidos à população.
Desde o estabelecimento inédito do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em março deste ano, as duas instituições vêm intensificando esforços no combate ao transporte irregular.
O transporte clandestino representa um risco significativo para a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado. Sem regulamentação e fiscalização adequada, veículos clandestinos não seguem padrões mínimos de manutenção, nem garantem os direitos dos passageiros, como seguros e atendimento de emergência. Além disso, essa prática prejudica o transporte regular, que segue normas rigorosas para operar com segurança e eficiência.
União de esforços
Em mais uma etapa da parceria, fiscais da ANTT visitaram a sede da Agência Reguladora de Mato Grosso do Sul para conhecer de perto as atividades de fiscalização desenvolvidas no Estado. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho da Assessoria Militar, a primeira a ser constituída em uma agência reguladora no Brasil, e foram apresentados a projetos de destaque dentro da diretoria de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos.
“A união de esforços entre a AGEMS e a Agência Nacional de Transporte é fundamental para garantirmos um transporte seguro e de qualidade. O transporte clandestino é uma ameaça à integridade dos passageiros e ao sistema de transporte regular, por isso, precisamos agir com firmeza para combater essa prática”, afirmou o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Chefe de Escritório Regional da ANTT e responsável pela fiscalização, Caroline Bellucio, destacou a parceria positiva entre as duas agências e a fiscalização consolidada em Mato Grosso do Sul.
“Nosso foco aqui é o combate ao transporte clandestino, principalmente nessa rota aqui de São Paulo-Corumbá, é também intensificar a presença da fiscalização da ANTT aqui no estado do Mato Grosso do Sul e também a integração com a AGEMS para fortalecer as duas fiscalizações, interestadual e intermunicipal. Estamos bem felizes com a parceria com a agência sul-mato-grossense, eles têm muito a acrescentar, assim nós, esperamos contribuir bastante no trabalho deles aqui na região do Mato Grosso do Sul”, afirma Bellucio.
No último mês, fiscais da AGEMS atuaram em conjunto com a ANTT e outras agências para coibir o transporte ilegal de passageiros no entorno do Distrito Federal, em uma operação que envolveu cerca de 20 agentes no primeiro dia, incluindo fiscais da ANTT, do Detran/DF e profissionais da Agência de Mato Grosso do Sul.
A parceria entre as agências é um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a segurança e a qualidade do transporte, promovendo uma mudança significativa na regulação e fiscalização do setor.
Operação que fortalece a segurança
Em Mato Grosso do Sul, a operação vai reforçar o combate ao transporte clandestino, trabalho que vem sendo executado com bastante empenho pelos fiscais da AGEMS. Por segurança e sigilo para o sucesso da operação, as cidades, locais e horários de barreiras não serão divulgados.
Caroline Tomanquevez, diretora de Transportes da AGEMS, destacou o trabalho incansável da equipe de fiscalização. “Os nossos fiscais têm realizado um trabalho exemplar na fiscalização do transporte terrestre, sempre com o objetivo de proteger o cidadão e garantir que os serviços prestados sejam seguros e eficientes. Operações como essa são essenciais para assegurar que o transporte público siga dentro da legalidade e com a qualidade que a população merece.”
A importância de ações como essa não se limita apenas a Mato Grosso do Sul, mas também é um exemplo para todo o país, reforçando a necessidade de uma fiscalização contínua e eficiente para combater práticas ilegais no transporte.
Denuncie o transporte clandestino
Denunciar o transporte clandestino é fundamental para proteger a integridade do sistema de transporte, garantindo que apenas serviços licenciados e fiscalizados ofereçam suporte seguro e de qualidade.
A chefe de fiscalização do transporte de passageiros da AGEMS, Aline Melo, explica como é fácil denunciar esse transporte ilegal.
“Denuncie o transporte clandestino entrando em contato com a nossa ouvidoria da agência, pelo número 0800-600-0506 ou pelo WhatsApp (67)3025-9505. Se você viu ou recebeu uma propaganda de carona em grupos de WhatsApp, no Facebook, ou soube de alguém que está realizando transporte clandestino, faça a denúncia. Ao denunciar, você estará ajudando a preservar vidas”, finaliza.
Veja Também
Milhões de estudantes voltam às aulas nos próximos dias e, em um país de porte continental como é o caso do Brasil, o transporte escolar é um desafio geográf...
Nos quatro cantos de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) inicia na sexta-feira (9) a Operação Carnaval, destinada a garantir viagem s...
Na primeira grande operação de enfrentamento ao transporte ilegal de passageiros desde que estabeleceu Acordo de Cooperação com a Agência Nacional de Transpo...
A Receita Federal, em operação conjunta com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PM MS), apreen...
Últimas Notícias
- 04 de Outubro de 2024 Moraes diz que X pagou multa em conta errada e pede regularização
- 04 de Outubro de 2024 Conclusão da ponte em Porto Murtinho e trecho paraguaio da Rota Bioceânica deve ocorrer em 2026
- 04 de Outubro de 2024 Tribunal arbitral bloqueia ações da Paper Excellence na Eldorado
- 04 de Outubro de 2024 Forças Armadas e Polícia Federal garantem segurança das eleições municipais
- 04 de Outubro de 2024 MPMS deflagra operação “Vigília" contra compra de votos em Sidrolândia
- 04 de Outubro de 2024 Motociclista fica ferida em colisão com saveiro na rua Luiz Feitosa
- 04 de Outubro de 2024 EmpreendeFest 2024: Giovanna Antonelli encerra 2º edição do maior festival de empreendedorismo de MS
- 04 de Outubro de 2024 MPT-MS emite recomendação ao Município de Campo Grande após grave denúncia de assédio eleitoral
- 04 de Outubro de 2024 8 de janeiro: STF autoriza investigados e réus com tornozeleira a votarem nas eleições municipais
- 04 de Outubro de 2024 Duo Chipa lança novo disco em Corumbá
- 03 de Outubro de 2024 Área plantada de florestas em MS é a que mais cresce no país e chega a 1,5 milhão de hectares
- 03 de Outubro de 2024 Memes políticos trazem humor, mas podem desinformar
- 03 de Outubro de 2024 IFMS divulga programação da Semana de Ciência e Tecnologia
- 03 de Outubro de 2024 Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata
- 03 de Outubro de 2024 Rio Paraguai registra a 4º menor cota da história em Ladário e pode chegar ao recorde neste mês